Maratona de Férias 2020: ‘Anne with an ‘E’ – 2ª Temporada’

Oi gente!! Vamos começar a nossa Maratona de Férias e eu vim falar da Segunda Temporada de Anne with an ‘E’. Eu já falei dela na coluna Cinco Motivos Para Assistir e como eu estava muito atrasada nessa crítica, eu vou aproveitar para indicar na nossa maratona e também porque hoje (03/01), a Terceira Temporada entra no catálogo da Netflix. Desde que essa temporada chegou ao serviço de streaming que o público começou a pedir pela renovação, finalmente fomos atendidos, mas sofremos um grande baque recentemente. Ao longo do post eu vou explicar o porque da comoção e também sobre os temas abordados nesta temporada. Mas antes disso confiram a sinopse e trailer…

Sinopse: Diante de uma falência iminente dos Cuthbert, a residência de Green Gables recebe dois novos misteriosos pensionistas: Nathaniel (Taras Lavren) e Sr. Dunlop (Shane Carty). Enquanto isso, Anne (Amybeth McNulty) estreita laços com Diana (Dalila Bela), Ruby (Kyla Matthews) e Gilbert (Lucas Jade Zumann), que faz um novo amigo estrangeiro.

A série é uma produção do canal canadense CBC, distribuída mundialmente pela Netflix e inspirado no clássico Anne de Green Gables (1908), da escritora Lucy Maud Montgomery. A segunda temporada de Anne with an ‘E’ chegou ao catálogo no dia 06 de julho de 2019 e veio com mais episódios do que sua temporada de estreia. Desta vez contamos com 10 episódios de cerca de 45 minutos cada um e a nossa Princesa Cordélia não deixou de nos surpreender. Apesar de ainda ser uma menina, Anne amadurece muito durante os episódios e é impossível não tirar verdadeiras lições de tudo que a série transmite.

Como vamos falar do segundo ano da produção será impossível não dar pequenos spoilers da temporada anterior. Enfim, bora lá tentar transmitir todo o meu amor por essa história sem contar tantos detalhes rs Os Cuthberts sofreram uma grande perda nos últimos episódios da temporada passada. Todo o dinheiro da venda de alguns bens foi roubado e por isso eles decidiram alugar quartos para ter uma renda extra e poder comprar as sementes para a próxima temporada de plantio. Anne (Amybeth McNulty) se sente culpada, afinal era ela quem tinha ficado responsável por trazer o dinheiro para casa e assim poderem pagar a hipoteca e ter o que plantar na próxima temporada. É claro que nenhum deles lhe atribui a culpa e logo eles tem a ideia de alugar quartos para conseguir parte do dinheiro de volta.

vggzdgmEaj8rwpasJULwlsOOyvf-1

Já no último episódio somos apresentados aos dois rapazes que alugam os quartos e digamos apenas que são dois charlatões que fingem não se conhecerem para que deem um golpe nos moradores de Avonlea. Aos poucos nós vamos percebendo o golpe sendo estruturado e como ele vai atingir todos os moradores do vilarejo. Só que temos a nossa ruivinha super curiosa e sempre atenta aos detalhes, então não vai ser fácil para essa dupla manter esse golpe escondido. Só que isso é só uma pontinha da trama desenvolvida na segunda temporada, então eu vou parar de falar especificamente sobre isso e dar mais atenção as mudanças de Anne, aos novos personagens e como eles trouxeram novos temas para serem abordados.

Desde a primeira temporada que sabemos o quanto Anne sofreu por ter cabelos ruivos e ser adotada. Claramente isso não passou e como estamos falando de uma adolescente, ela terá seu momento de se achar a menina mais feia de todo o vilarejo e na tentativa de mudar, ela acaba estragando seu lindo cabelo ruivo e tendo que cortar bem curto, estilo ‘joãozinho’, para que possa tirar todo o cabelo danificado. Apesar de ser o momento em que ela se acharia mais feia ainda, é nesse momento que Anne se torna mais forte. Ela conquista mais um degrau para sua personalidade tão marcante quando usa seu novo corte de cabelo com orgulho e sem deixar se abalar pelos comentários depreciativos dos meninos da escola.

2017_206_AnneShortHair

Esse dia também fica marcado na memória de Anne porque Gilbert (Lucas Jade Zumann) volta para a cidade depois de meses viajando. Ele estava fora de Avonlea desde o final da temporada anterior e ao longo dos episódios pudemos acompanhar sua trajetória fora do vilarejo. Ele retorna depois de uma carta de Anne que fala que Avonlea tem solo precioso e que as terras dele estão dentro desse loteamento. Durante o tempo que ficou fora, ele conheceu ‘Bash’ (Dalmar Abuzeid), um homem estrangeiro que acaba ajudando muito Gilbert, então não é difícil para ele dizer ao novo amigo que ele devia acompanhá-lo à Avonlea e juntos trabalharem na terra de Gilbert.

Com a chegada de ‘Bash’ ao vilarejo esbarramos numa trama que ainda não tinha sido desenvolvida na série: preconceito racial. Ele é negro e em Avonlea não temos pessoas negras, então rapidamente eles o olham de maneira diferente. Só que temos Anne e ela jamais teria preconceito com ninguém e ela fica em encantada por conhecer alguém ‘diferente’, afinal ela sempre foi diferente e sentiu na pele o olhar crítico das pessoas. É ela que vai fazer as pessoas olharem Bash como alguém que sempre viveu no vilarejo, ou seja, como alguém da família e que deve ser respeitado e acolhido. Só que isso não vai acontecer tão rapidamente e nem todas pessoas serão tão receptivas assim. 

Gilbert-and-Bash-2

Outro personagem que já chegou abalando o pequeno vilarejo é a professora Srta. Stacy (Joanna Douglas). Ela veio para substituir o professor anterior, que era um homem rude, machista e que tinha um grande segredo. Ele quase se casou com uma de suas alunas, mas Prissy (Ella Jonas Farlinger) desistiu do casamento ainda no altar, o envergonhando diante de todos. Ela decidiu seguir seu sonho e ir para a faculdade, coisa que seu marido jamais permitiria. Srta. Stacy chega à cidade com uma postura completamente diferente do professor anterior. Ela realmente se importa com seus alunos e quer que eles aprendam. Ela também sente o impacto do olhar atravessado de alguns, pois ela é uma mulher solteira, que já passou da idade de se casar e é totalmente independente. E é claro que ela se torna a nova pessoa preferida de Anne. 

Mais nenhum outro personagem foi mais impactante para trama do que Cole (Cory Gruter-Andrew). Ele é um menino diferente e sempre recebe comentários depreciativos dos colegas. Anne logo se trona sua melhor amiga e não é difícil para que Diana (Dalila Bela) também o acolha. Eles estão sempre juntos e Diana os convida para acompanhá-la à festa de aniversário de sua tia. Ela já tinha aparecido na temporada anterior e estava de luto pela perda de sua amiga e companheira de vida. É durante a festa que Diana entende que a tia era casada com a amiga e não duas solteironas que decidiram viver juntas. Ela percebe que todos na festa são ‘diferentes’ e se sente traída por Anne nunca ter comentado isso com ela e ao mesmo tempo uma menina boba que vive numa bolha.

ann-with-ann-e-3-1024x576

Só que se para Diana foi impactante só saber da tia agora, para Cole foi totalmente diferente. Ele percebeu que finalmente poderia se abrir para um adulto sem ser julgado. Apenas Anne sabia de seu segredo e agora ele poderia contar para outra pessoa e se sentir acolhido. Foi um dos momentos mais emocionantes da temporada. Anne claramente não julga ninguém , então ela se sente a vontade com todos os convidados da festa e como ela quer ser uma mulher independente, ela também seria acolhida por aquelas pessoas sempre que precisasse.

Eu já falei tanto e parece que não disse nem metade do que gostaria. O segundo ano da série trouxe tantos temas atuais mesmo se tratando de uma série de época. Tivemos o questionamento de onde seria o lugar da mulher porque obviamente a grande maioria só as viam para o papel de esposas e mães. Também tivemos o questionamento de como mesmo os negros já sendo um povo livre, ainda eram considerados inferiores. Além disso foi abordado como homossexuais eram vistos como aberrações e que tentavam se proteger entre eles. No meio de tudo isso tinha nossa Princesa Cordélia sendo o ser iluminado que vem sendo desde o primeiro episódio da primeira temporada. 

anne-4

Eu amo tanto essa série e quando a produtora Moira Walley-Beckett começou a lutar para que tivéssemos um terceiro ano de Anne, os fãs foram para as redes sociais e lutaram ao lado dela. Felizmente fomos atendidos e foi confirmada a terceira temporada, mas logo depois do último episódio ser exibido pelo canal canadense CBC em dezembro, os fãs receberam a triste notícia de que estávamos falando da temporada final da nossa ruivinha. Desde então estamos lutando em todas as redes sociais para que a Netflix não desista dessa série que aborda tantos temas necessários e de uma maneira simples. Ela é lúdica, mas não deixa de ser tão importante. 

Anne é aquela série que desperta todas as nossas emoções e muito triste saber que foi tão pouco divulgada, que chegou aos catálogo da Netflix sem muito barulho e acabou sendo cancelada antes do tempo. Nós ainda não desistimos de lutar e talvez Anne With an ‘E’ se torne o novo ‘Harry Potter’, ou seja, uma série que será pedida a quando novo posts do serviço de streaming. Enfim, que gosta dessa série e acredita que não é o fim, então bora lutar por ela. A terceira temporada chegou hoje à Netflix e precisamos maratonar para que mostre que a série tem potencial sim e que não deveria ter sido cancelada tão rapidamente. Eu vou correr para assistir e volto em breve para comentar o que achei da temporada final de Anne With an ‘E’. Até lá ❤ 

8baed5337824940a46ebeeb409b5683d

 

 

7 comentários em “Maratona de Férias 2020: ‘Anne with an ‘E’ – 2ª Temporada’

  1. Oiiiiiiie

    Dri, eu fico impressionada com o amor dos fãs por essa série e sua determinação para fazer com que ela seja renovada. Eu ainda não tive a chance de assistir mas sinto o impacto que essa série trouxe, por isso não entendo o seu cancelamento. Espero que a luta não seja em vão e ela seja renovada.

    Beijão

    Curtir

  2. Eu preciso realmente terminar de ver essa série! Eu assisti só a primeira e a segunda temporadas e depois a vida ficou corrida e minha esposa não gosta muito da voz da Anne kkkk ai acabei nem assistindo mais, mas seu post me deixou com muita vontade de voltar a ver, vou tentar fazer isso hoje mesmo, adorei!

    Curtir

  3. ola tudo bem??
    Eu nunca assisti nenhuma das series mas por indicção de uma amiga que já assistiu as duas.E com certeza apos conferi a sua resenha fiquei curioso …E pretendo ver em breve.
    obrigado pela dica.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s