Cinco Motivos para Assistir: ‘Anne with an “E”‘

Oi Gente!! Está procurando uma série com mulher empoderada? Mas eu falo de uma menina empoderada em pleno século XIX. Se interessou? Então vem, que vou te apresentar “Anne with an ‘E'”, uma série original Netflix que é uma adaptação de um clássico da literatura americana e canadense, “Anne de Green Gables”. Antes de falar mais um pouco sobre a série e sobre como Anne me conquistou completamente, conferiram a sinopse e trailer…

Sinopse: Depois de treze anos sofrendo no sistema de assistência social, a órfã Anne é mandada para morar com uma solteirona e seu irmão. Munida de sua imaginação e de seu intelecto, a pequena Anne vai transformar a vida de sua família adotiva e da cidade que lhe abrigou, lutando pela sua aceitação e pelo seu lugar no mundo.

Como eu comecei a dizer, essa série é uma adaptação de uma série de livros escrito por L. M. Montgomery. “Anne de Green Gables” é um daqueles livros indicados nas escolas americanas e canadenses. O livro foi publicado por aqui pela Editora Pedra Azul. Logo após a estréia da série, a editora fez uma nova versão do primeiro livro e lançou o segundo, “Anne de Avonlea”.

anne-of-green-gables-puffin-in-bloom

Só que nenhuma das capas nacionais se compara às capas em língua inglesa. Uma em especial, eu estou mega apaixonada. Me diz se não é a coisa mais linda? ❤

Bom, vamos falar dos 5 motivos para assistir essa série e espero que até o final da matéria, eu tenha convencido vocês a darem uma chance.

 

 

1 – Personagem Feminina Forte

Anne Shirley, uma menina de 13 anos, mas cheia de opinião vem para virar a vida dos irmãos Cuthbert. Ela foi adotada por engano, pois os irmãos precisavam de um menino para ajudar na fazenda, mas quem é enviada para eles é a falante Anne. A menina apesar de sua pouca idade tem um passado marcado por muitas coisas que ela não deveria ter vistou ou saber, então Anne se torna mais madura que todas as outras meninas da escola. Anne é forte e com uma imaginação pra lá de fértil, além disso é curiosa. Sempre pergunta o porquê das coisas e o que acaba chocando a sociedade onde vive. Anne questiona tudo e quando lhe dizem que ela precisa aprender apenas a ser uma boa esposa e mãe, ela não aceita isso muito bem e sai com frases como esta: “meninas podem fazer tudo o que os meninos podem e ainda mais”; “eu quero ser a heroína da minha própria história”; “vou ser a minha própria esposa”.

2 – Tabus para a Época

A série trás uma série de assuntos que eram tabus para a época. O maior deles e que é muito citado durante os episódios é sobre os direitos das mulheres. Assim que os irmãos Cuthbert adotam Anne, Marila é convidada à participar das reuniões semanais das mulheres de Green Glabes. É lá que Marila se dá conta de que nunca teve muitas opções e que só fez aquilo que era esperado dela. As mulheres citam o feminismo, uma palavra que começava a ser usada, mas não sabiam exatamente o que era. Em outra cena temos o padre falando a Anne que ela não precisava ir à escola, pois as mulheres não precisavam aprender a ler e que isso não fariam delas boas esposas. Anne tem sua primeira menstruação e sabemos que isso é tabu até hoje né? Então as meninas da escola dizem que ela não deveria deixar ninguém saber. E Anne sai com mais uma de suas muitas frases de impacto: “Puxa, nós podemos gerar uma pessoa! Onde está a vergonha nisso?” Quase para o final da série mais um assunto tabu é levantado.

3 – Temporada Curta

Essa série veio no formato de muitas séries atuais com poucos episódios, então tudo acontece mais rápido sem correr o risco de ficarmos entediados em alguns episódios. A série tem 7 episódios de cerca de 1h cada, com exceção do primeiro que tem 1h30min. Os minutos se passam muito rapidamente porque embarcamos totalmente na história de Anne e de como ela veio para mudar a vida dos irmãos Cuthbert.

4 – O Poder da Imaginação

Anne é um menina muito falante e com um poder enorme de imaginação. Ela é uma leitora assídua e por isso sempre é crítica em suas colocações. Fora que Anne usa toda sua imaginação para superar seu passado triste. No trailer não temos a abertura, o que é uma pena porque é a coisa mais linda. Vou colocar aqui para vocês verem como é delicada. Tem várias citações dos livros que Anne lê, além de uma música tão bonita. Eu estou mega apaixonada por essa abertura. Só por ela você já percebe como Anne é diferente. Como a diz a música “You are ahead by a century” (“Você está à frente por um século”) e isso não poderia definir melhor a nossa pequena protagonista.

5 – Uma série Infanto-Juvenil

Apesar da série trazer tantos assuntos importantes não podemos esquecer que Anne ainda é uma menina e que grande parte do elenco também é formado por crianças. A cada episódio vamos conhecendo um pouco do passado de Anne e de como apesar de sua pouca idade já sofreu tanto. Até mesmo quando é adotada, Anne não é aceita logo de cara já que os Cuthbert queriam um menino e Marilla quase a devolveu. Anne vai provando seu valor ao longo dos episódios e assim tentando conquista não só o coração de seus pais adotivos como também de uma sociedade inteira.

E aí, consegui despertar um pouquinho do interesse de vocês? Anne with an E não é apenas uma série infanto-juvenil do século XIX, mas uma série que apesar de ser passar numa época muito distante da nossa, é mais atual do que nunca ao falar de adoção, bullying, menstruação, homossexualidade e das dificuldades de ser uma criança sem pais. Anne com toda sua imaginação vai conquistar os corações de vocês assim como aconteceu comigo.

anne-with-an-e-tv-show-on-netflix-canceled-renewed-590x283

A série é uma produção original Netflix que já teve sua Segunda Temporada confirmada, mas ainda não sabemos quando ela vai ao ar. Eu só posso dizer mais uma coisa: assistam!! Até a próxima ❤

11 comentários em “Cinco Motivos para Assistir: ‘Anne with an “E”‘

  1. Olá
    Nossa que interessante, não tinha dado muito atenção quando vi a série, acho que foi a capa do netflix, achei muito colorido o que me passou uma imagem de um romance, e eu não sou muito ligada em romances.
    Agora com seus motivos para assistir me deixou bem curiosa

    Curtir

  2. Série simplesmente linda!
    Aí está uma série que merecia uma segunda temporada mais longa com episódios ainda mais lindos na riqueza de detalhes de paisagens, aspectos psicológicos das personagens, e claro, ainda mais histórias da nossa querida Anne que é um tesouro cheio de encantos! Na minha opinião Anne tem muito a ver com a ideia de nossa criança interior, com nossos recursos internos para suportarmos as coisas difíceis que a vida impõe, ela é pura resiliência!
    Adorei!

    Curtir

  3. Olá Adriana, tudo bem?
    Adorei a resenha sobre a série, ainda não tinha visto. Vou adicionar a minha lista de série, adorei o fato dela ter uma mente a frente do seu tempo, algo difícil, ainda mais pra uma menina de 13 anos.
    Abraços

    Curtir

  4. Olá, tudo bem?

    Já tinha visto algumas pessoas falando sobre a série, mas não fazia ideia que a mesma era baseada em um livro, então esse fato já me fez ficar mais interessada. O fato da pequena Anne ser tão determinada e empoderada com pouca idade é um fato mais do que positivo. Também gostei de saber que ela vai mudar todos a sua volta e o local para o qual vai.
    A temporada ser curta é um ponto mais do que positivo, então já vou procurar para assistir, seus motivos foram mais do que suficientes!

    Beijos!

    Curtir

  5. Ai Dri, eu to doida para ver essa série. Parece ser fofa demais, ao mesmo tempo que pode ajudar muitas meninas na faixa etária da protagonista. Vou acabar de colocar minhas séries em dia e vou ver essa, ainda mais com tão poucos episódios! E ai, to apaixonada pela capa do livro! Queria haha

    Amei a matéria ❤ Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    Curtir

  6. Heey! Tudo bem?
    Eu ouvir falar dessa serie há uns meses mas confesso que nao tive interesse nenhum. Mas vendo o trailer agora e sabendo que tbm tem um livro, super fiquei com vontade de assistir. Fora que amo personagens femininas fortes, acho que ta outra visao a uma história.
    Com certeza vou encaixa-la para assistir ❤
    A b r a ç o s .

    Curtir

  7. Oi, Adriana!
    Primeiro quero dizer que concordo forte com você sobre essa capa inglesa: que coisa linda! Porque eles não lançam uma assim aqui, gente?
    Depois quero dizer que apesar de não gostar de séries e ter muita preguiça – já comentei isso varias vezes aqui – essa é uma série que me interessou muito desde quando fui apresentado a ela por um amigo. Eu amo séries e livros infanto-juvenil e ver essa garota tão empoderada (eu amei aquela frase no início, ela dizendo ser a própria esposa dela) me deixa mais interessado ainda.

    Que bom que renovaram para a segunda temporada. Eu estou ensaiando assistir todos os dias. Vamos ver agor amas férias da faculdade.

    Bjão
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    Curtir

  8. Estou apaixonada pela série.pra mim é uma brisa fresca no meio de filmes pesados que estamos acostumados a assistir.nao suporto mais esses modelos Hollywoodianos tao batidos e sem leveza.os atores são ótimos tb.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s