Resenha: No Mundo da Luna – Carina Rissi

Oi oi gente. A resenha de hoje é muito especial pra mim, pois vou falar não só de um dos meus livros preferidos, mas também da minha autora preferida, diva da minha vida, Carina Rissi. No Mundo da Luna foi publicado em 2015, pela Editora Verus, e em 2018 ganhou uma nova edição com capa nova e o conto ‘A Entrevista’ incluso no final, que conta a entrevista de emprego da Luna para a revista Fatos&Furos. Apesar de amar tudo que a Carina escreve, esse livro tem um espacinho especial no meu coração. Mas antes de saber mais, confere a sinopse.

“A vida de Luna está uma bagunça! O namorado a traiu com a vizinha, seu carro passa mais tempo na oficina do que com ela e seu chefe vive trocando seu nome. Recém-formada em jornalismo, ela trabalha como recepcionista na renomada Fatos&Furos. Mas, em tempos de internet e notícias instantâneas, a revista enfrenta problemas e o quadro de jornalistas diminuiu drasticamente. É assim que a coluna do horóscopo semanal cai no colo dela. Embora não tenha a menor ideia de como fazer um mapa astral e não acredite em nenhum tipo de magia, Luna aceita o desafio sem pestanejar. Afinal, quão complicado pode ser criar um texto em que ninguém presta atenção?
Mas a garota nem desconfia dos perigos que a aguardam e, entre muitas confusões, surge uma indesejada, porém irresistível paixão que vai abalar o seu mundo. O romance perfeito — não fosse com o homem errado. Sem saída, Luna terá que lutar com todas as forças contra a magia mais poderosa de todas, que até então ela desconhecia: o amor.”

img_20200407_181431195~27502738157254779767..jpg

Luna está onde sempre quis estar desde que terminou a faculdade de jornalismo: trabalhando na Fatos&Furos, juntamente com o competente Dante Montini – jornalista que virou um ídolo entre os estudantes de seu curso -, por ter conquistado uma carreira promissora em um curto espaço de tempo. Acontece que ela não está na posição que desejava estar, que era atuando como uma jornalista, mas sim como secretária da revista. Pra piorar tudo, Dante não é nada daquilo que ela pensava que fosse, muito pelo contrário, ele é um chefe rabugento, que erra o seu nome desde o primeiro dia de trabalho – chamando-a de Clara – e que está sempre dando coices por aí.

“Existem pessoas que têm sorte e conseguem trabalhar naquilo que gostam. E existem pessoas como eu, que chegaram perto, mas tão perto, que quase tocaram o sonho, só para vê-lo evaporar feito fumaça.”

Luna não está feliz com sua posição, mas se permitiu continuar no emprego por esperança de, quem sabe um dia, ser notada pelo chefe e conseguir uma coluna para chamar de sua. E o que não vai faltar nessa garota é determinação! Mesmo agora, passando por um momento difícil, depois de descobrir que seu namorado estava traindo-a com a vizinha, ela vai enfrentar tudo de cabeça erguida, mesmo tendo seus momentos de recaída, sempre contando com o apoio de sua melhor amiga Sabrina, que é tão determinada quanto ela. O que Luna não imagina é que está prestes a ter sua tão sonhada coluna mais cedo do que esperava.

Devido a concorrência, Dante precisa cortar o máximo de gastos possíveis para manter a editora com as portas abertas, pois está perdendo seus funcionários e, pior, seus leitores. É por isso que Luna vai acabar conseguindo a coluna de horóscopo. Não chega perto do que ela sonhava em ter, mas é uma coluna e isso é melhor que nada, em sua opinião. Ela agarra essa oportunidade com unhas e dentes, alegando saber tudo sobre o assunto, mesmo que ela não tenha ideia do que fazer. Sob pseudônimo ‘Cigana Clara’, não demora muito para que Luna comece a se destacar com suas previsões divertidas. Ela só não esperava que essa tarefa fosse acabar aproximando-a da cultura de sua família, que ela tenta muito não se envolver, por não acreditar em nada do que sua avó insiste em lhe ensinar.

Luna nasceu em uma família cigana sendo criada por sua avó, desde bebê, pois sua mãe faleceu em seu parto e seu pai vive na Argentina, a trabalho. Ela está sempre sendo criticada pela família por não seguir as tradições ciganas e ir contra tudo o que eles acreditam. Ela não acredita em nada sobre o lado sensitivo e místico da cultura cigana, mas para assumir a coluna do horóscopo, vai precisar entrar nesse universo cósmico e acaba percebendo que ela tem muito mais em comum com sua cultura, do que imaginava. Depois de ir a uma loja e comprar um tarô, nossa mocinha irá ser alertada pela avó a não brincar com o que ela não sabe, e que isso pode ter consequências perigosas, mas ela ignora, pois essa coluna é sua chance de mostrar o quanto é talentosa.

“- Sua magia é forte. Use-a com sabedoria e nunca em benefício próprio. As cartas não permitem. […] Eu quase dei risada. Magia em mim? Que ridículo. Nunca houve nada mágico em mim.”

Como se não bastasse ter que se virar nos trinta para impressionar o chefe, e quem sabe crescer na empresa, Luna vai precisar lidar com seu carro dando trabalho a todo momento, sua avó lendo sua sorte diariamente e questões do coração indesejadas, que irão surgir após um encontro muito inesperado com Dante. Onde nenhum dos dois esperava conseguir conforto um com o outro. Uma noite que mudará tudo para eles, mesmo que Luna lute contra essa atração, com todas as suas forças, afinal Dante é seu chefe e nada pode acontecer entre eles. Só que o destino tem outros planos para esses dois.

img_20200407_181552117~27285513330430107181..jpg

Chega de falar da trama agora, se não vou acabar contando tudo pra vocês rs, então irei comentar um tiquinho sobre os personagens. Começando pela Luna, que é uma das mocinhas mais malucas que eu já vi. Ela é uma excelente escritora, determinada, espirituosa e tem um coração gigantesco, mas também é teimosa, tem uma língua afiada e um dom para se meter em confusão. Resumindo: uma personagem incrível e apaixonante, mas que aflora na gente uma vontade de torcer seu pescoço, de vez em quando rs. Luna não é perfeita e vai cometer vários erros que me deixaram louca da vida com ela, mas ela aprende com eles e quando finalmente cai em si, faz de tudo para consertar o que foi quebrado.

“A gente não conhece uma pessoa até saber o que ela gosta de ler”

A avó de Luna é outra personagem incrível, que merece destaque. Que senhorinha mais engenhosa. Ela sabe muito da vida, e tem uma perfeita leitura dela, como uma verdadeira cigana. Enxerga em Luna muito mais do que a neta consegue ver de si mesma, e vai ser fundamental para guia-la pelas confusões que ela vai enfrentar ao longo do caminho. Os momentos com essas duas é risada na certa, e sentimos o verdadeiro amor que uma nutre pela outra, apesar das divergências.

Outro personagem maravilhoso é o Dante. Sim, ele mesmo, O chefe. De início, entendemos porque Luna o detesta, mas conforme essa trama evolui, a história de vida desse personagem vai sendo revelada, e com isso, meu coração foi sendo amolecido. Terminei o livro totalmente apaixonada por ele, e ameaçando a todos para não o amarem demais rs. Dante começa o livro em um relacionamento conturbado, que afeta seu psicológico, sem contar com toda a carga gigantesca de responsabilidade que ele tem para que a Fatos&Furos não afunde. Desde que ele foi contratado como editor-chefe para reerguer a empresa, ele tem dado seu sangue e suor para fazer isso acontecer, e, muitas vezes, acaba descontando sua frustração em seus funcionários, mesmo que sem querer. Mas depois que sua fachada de durão cair por terra, vai revelar um ser humano apaixonante.

“Eu queria seus beijos. Queria seu toque. Eu o desejava por inteiro, tudo o que ele pudesse me oferecer ou tomar de mim. E pela urgência com que sua boca me consumia, ele se sentia da mesma forma. Nós não iríamos parar até terminar o que havíamos começado, isso era certo.”

E a responsável por Dante revelar esse seu lado doce, será Luna, por quem ele teve um interesse assim que a conheceu, mas como era comprometido, tratou de esquecer tudo sobre esse sentimento, enterrando no fundo da mente e não dando um segundo olhar para ela na empresa. Mas isso está prestes a mudar. Dante acaba terminando seu relacionamento e com isso, encontra em Luna um apoio e compreensão que ele não esperava. Os dois vão se encontrar por acaso em um bar e acabar bebendo além da conta, o que resultará em uma noite caliente entre eles. E isso é só o início de uma relação regada de discussões afloradas cheias de tensão sexual, que eu amei acompanhar.

received_25307447271375892188247706611015667.jpeg

Sou apaixonada pela escrita da Carina desde que a conheci com o livro Procura-se Um Marido. Suas histórias são viciantes e ela sabe criar personagens fortes, íntegros e tão verdadeiros que nos identificamos quase sempre. Mas apesar de amar tudo o que ela escreve, No Mundo Da Luna ainda é o meu favorito. Cada detalhe, do início ao fim, me conquistou e me prendeu demais a trama, que conta com personagens carismáticos e envolventes. Apesar de Luna me tirar do sério diversas vezes, com sua teimosia e infantilidade, ela também revela seu lado frágil e divertido, e é impossível não amá-la e torcer por ela. Mas é Dante o culpado por tornar esse livro tão especial para mim. Esse apelo de nerd sexy, somado ao seu jeito apaixonado e suas declarações arrebatadoras o deixa totalmente irresistível.

“Dizer não basta. Não é o suficiente, não tem valor algum. […] Palavras desaparecem, as ações, os gestos é o que realmente contam.”

A diagramação está muito bem feita, com páginas amareladas, fonte e espaçamento de um tamanho perfeito para uma leitura confortável. Ao final de alguns capítulos temos o horóscopo da semana escrito pela “Cigana Clara”, e eu amo que esse detalhe quase nos torna uma parte da história como leitores da Fatos&Furos. Adoro que temos acesso ao que a Luna escreve ao longo do livro e podemos acompanhar como tudo se encaixa no signo de cada personagem. Apesar de gostar bastante da última edição do livro com capa azul, tenho um apego maior com a capa original que é linda e conversa muito mais com a história da Luna.

Bom, acho que consegui expressar o quanto amo esse livro, né? Então,  se você quer um romance fofo e divertido, com esse casal estilo cão e gato, gosta de um nerd sexy que tem as melhores declarações, e uma teimosa que só se mete em confusão, No Mundo da Luna é perfeito pra você. Vou deixando 5 Angélicas mais que garantidas pra essa história. Até a próxima!

CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS