A Hora do Chá: ‘Uma Dama Perigosa – Elizabeth Bailey’

Oiii oi gente. Tô de volta nessa coluna tão amada e dessa vez pra falar de um livro publicado pela Cherish Books. Antes de saber o que achei de Uma Dama Perigosa, confere a sinopse:

“Cheia de segredos, misteriosa, linda – e armada até os dentes. Como ela pode estar em perigo? Em uma mansão deserta com uma passagem secreta, uma dama está à procura de alguma coisa. Mas o quê? Gerald quer descobrir. Mas ela não irá lhe dizer. Está determinada a jogar esse jogo de maneira solitária e se recusa a ser resgatada. Quem é ela? Por que se disfarça de freira? Qual é sua conexão com o emigrado Valade? Será que Gerald irá descobrir a verdade antes que a dama seja morta? Aventura, intriga e mistério em um jogo muito perigoso, onde o que está em xeque são seus corações.”

O Major Gerald Alderley sempre amou se aventurar e explorar a ação e adrenalina que o exército britânico oferecia, mas precisou largar sua posição após a morte de seu pai – Gerald precisava se responsabilizar pelas propriedades da família – ele decidiu se juntar a milícia de West Kent, em busca de novas aventuras e ação. Acaba que Gerald não conseguiu exatamente abastecer sua veia enérgica e está extremamente entediado com a vida. O livro começa no exato momento que isso vai acabar mudando, pois Gerald se encontra em uma mansão deserta, juntamente com seu amigo e parceiro – o Capitão Hilary Roding – com a missão de atender a uma denúncia de invasão, onde o suspeito pode ser um espião francês.

Acontece que o tal espião francês, na verdade é uma jovem mulher, assustada à princípio, vestida de freira e armada até os dentes rs. Mesuline também está em uma missão e se recusa a contar qualquer coisa, inclusive seu nome. Gerald fica extremamente frustrado, mas também muito curioso e encantado com a dama em questão. Ele decide deixar Mesuline escapar, mas não antes de pegar suas armas, é claro. Esse encontro é o início de uma aventura que Gerald tanto estimava.

“– Parbleu, o senhor merece que eu lhe perfure com esta adaga neste minuto.
Gerald ergueu as sobrancelhas.  – Por beijá-la ou por não querer fazer isso?”

Mesuline aprendeu que não pode confiar em ninguém. Ela foi roubada e enganada por um homem, a quem ela chama de porco, e precisa ter sucesso em sua missão, para recuperar sua identidade e não vai deixar ninguém atrapalhar. Mas Gerald de repente está em todos os lugares que ela está e começa a desvendar o seu mistério pouco a pouco. Acontece que Mesuline quer se manter sozinha nesta missão e recusa a ajuda de Gerald.

Gerald logo que conhece Mesuline, mesmo sem saber quem ela é de fato, – pois ela só conta mentiras e mais mentiras para ele, exceto quando ela afirma ser 100% inglesa, depois de se ofender quando Gerald a acusa de ser uma espiã francesa – sabe que ela guarda segredos e se vê envolvido e querendo desvendar todos eles. Sendo um homem esperto e obstinado, não demora muito para que suas investigações tenham êxito e agora ele quer ajudar Mesuline em sua jornada para revelar a verdade sobre quem ela realmente é e poder reivindicar tudo o que tem direito.

“– Eu te disse que iria descobrir tudo sobre você, Melusine. – o dedo dele saiu e Melusine sentiu o movimento na bochecha dela. Um arrepio deslizou dentro de si. – É um nome bonito. Tão bonito quanto sua dona.”

Acontece que esta jovem dama não vai facilitar as coisas para Gerald e eles terão algumas discussões afloradas por conta disso. Melusine é a teimosia em pessoa e luta com tudo o que tem para conseguir o que deseja. As freiras do convento onde ela cresceu, a chamam de demônio encarnado e ela, com certeza, é possuída pelo espírito da coragem. Isso encanta Gerald, que nunca viu uma dama se portar de tal maneira, cheia de força e determinação.

O livro não é tão grande e a história é bem rápida, então qualquer detalhe a mais que eu disser, pode ser spoiler e acabar entregando a história toda. Então vou já partir para minha humilde opinião sobre a trama. Esse livro foi bem confuso para mim até, pelo menos, metade da história, mas depois que as coisas vão sendo melhor explicadas, tudo vai se encaixando. Os detalhes vão sendo expostos e fazendo sentido. A trama é instigante, mas não me convenceu tanto quanto eu esperava. Acho que se deu muitas voltas desnecessárias para se chegar a um objetivo simples.

Mas isso não quer dizer que eu não me interessei em descobrir o segredo de Melusine e depois de saber de tudo, não torci e para que ela conseguisse ter êxito em sua missão, muito pelo contrário. Outro ponto super positivo são os personagens coadjuvantes, que acabam roubando a cena todas as vezes em que aparecem. É o caso do casal Lucilla Froxfield e Hilary Roding. Também teve uma relação (não romântica rs) que eu torci muito para dar certo e que ambas as partes se resolvessem.

A diagramação segue o padrão dos ebooks da editora, mas sinto dizer que encontrei alguns errinhos, tanto de gramática, quanto de coerência, e isso me incomodou um pouco, mas nada tão grave que não me permitiu entender a história. A leitura foi um pouco travada para mim, no início, mas do meio pro fim, fluiu bem, acredito ser por conta de minha curiosidade em saber como as coisas de resolveriam. Essa capa está linda e vários detalhes me remetem a mansão e a um quadro importante que Melusine encontra. Quando lerem, vocês saberão ao que me refiro rs

No geral, não foi o meu livro preferido de época, mas eu gostei e indico, principalmente quem gosta de um mistério leve e ir tentando decifrar tudo junto com a trama. Os românticos de plantão também podem ficar tranquilos que o romance é fofo e divertido. Vou deixando 4 Angélicas pra essa história. Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s