Resenha: ‘Destinos Quebrados – Sofia Silva’

Oi gente!! Hoje é dia de falar do último livro da Sofia Silva que foi lançado na Bienal do Rio, Destinos Quebrados. A série vem sendo publicada pela Editora Valentina desde 2017 e a cada ano sai um livro mais emocionante do que outro. Eu estava me preparando pra essa história desde a leitura de Corações Quebrados, mas eu fui arrebatada. Vem saber o que eu achei da história de Rafaela e Leonardo, mas antes leiam a sinopse…

“Há um tempo você disse que todos temos o direito de quebrar, mas se esqueceu de dizer que poucos nos ajudam a colar os cacos que ficam soltos dentro de nós.Após um final de relacionamento amargo, sofrido, Rafaela e Leonardo seguiram as suas vidas. Ela no Brasil e ele em Portugal.Embora renomados profissionais, ambos continuam presos a um passado que os atormenta. A questões que ficaram sem resposta.Dez anos depois, são forçados a um reencontro doloroso sem imaginarem que esse momento trará consigo segredos que ficaram enterrados. E, talvez, alguns devessem permanecer por lá. DESTINOS QUEBRADOS é um romance dramático sobre a construção e destruição do amor pelo orgulho e pelo preconceito. Sobre a nossa capacidade de resiliência e perdão.”

20191119_172730 (2)

Rafaela Petra é psicóloga e a dona da clínica que vem sendo apresentada aos leitores desde Sorrisos Quebrados. Aqui conhecemos um pouco da história dela antes da clínica e de como ela sempre sonhou com esse lugar, mas também conhecemos como essa mulher passou a ser tão forte e batalhadora. Desde criança a vida de Rafaela não foi nada fácil. Apesar de vir de uma família muito rica, ela só tinha o pai e a irmã para amá-la. Quando pai apresentou problemas psicológicos graves, ele foi internado e nunca recebeu o tratamento adequado.

Ele morreu de maneira traumática e isso marcou a infância de Rafaela. Depois disso, Rafaela só poderia contar com a irmã Joana. Elas eram bastante unidas e juntas decidiram cortar relações com a mãe controladora delas e assim não falar mais do passado. Tudo parecia caminhar para um destino mais fácil e tranquilo e Rafaela embarcou para Portugal. Ela passaria um tempo por lá já que tinha conseguido uma bolsa de especialização. É lá que seu caminho cruza com o de Leonardo Tavares, um português muito bonito e que é professor auxiliar na universidade.

Digamos apenas que inicialmente os dois não se dão nada bem. Aos poucos eles acabam se tornando grandes amigos, mas é visível que há algo maior entre eles. O problema é que Leonardo está em outro relacionamento e Rafaela não quer ser o motivo para o fim desse namoro, mas Leonardo não a ama e o fim desse relacionamento já deveria ter acontecido há bastante tempo. Rafaela e Leonardo se entregam há uma paixão avassaladora, mas nada poderia ser perfeito para sempre. Eles se desentendem e Rafaela retornar ao Brasil decidida a nunca mais falar com Leonardo.

“Há amores que nunca terminam…”

Dez anos se passaram e Rafaela seguiu em frente. Sua clínica se tornou um lugar para todos aqueles que precisam de tratamento e principalmente de atenção e amor. Somente quando sua sobrinha Emília precisa de ajuda com o tratamento é que Rafaela entra em contato com Leonardo. Ele se tornou um psiquiatra bastante conhecido em Portugal e pode ajudar Emília através de seu paciente. É assim que Rafaela passa ater contato com Leonardo, mas desde o início ela deixa bem claro que as ligações são apenas de cunho profissional.

Leonardo aproveita a iniciativa de Rafaela para tentar reconquistá-la, mas ela está irredutível. Ele não deixa sua vida pessoal se sobressair no tratamento de seu paciente e de Emília, mas não vai deixar passar nem mais um dia sem provar que ainda ama Rafaela. Mas ela mudou muito. Já não acredita naquele amor rebatador que um dia sentiu. Ela teve seu coração quebrado de tantas maneiras, que hoje vê a vida de forma mais dura e deixa isso muito claro para Leonardo. Ela não vai perdoar assim como ele não vai desistir. Será que o amor deles vai ressurgir após tanta dor e sofrimento?

“Essa Flor perdeu todas as pétalas. Hoje sou espinhos afiados e não sei se algum dia poderei ser algo diferente.”

Destinos Quebrados veio para nos fazer conhecer quem é a mulher por trás da Dra. Rafaela. Ela é uma excelente médica e não mede esforços para ajudar seus pacientes, mas a gente desconhecia todo o seu passado. A vida dela nunca foi fácil, mas mesmo assim ela não deixou de lutar. Primeiramente lutou para conseguir a bolsa de estudos em Portugal e depois por sua clínica. Tudo que conseguiu foi mediante a muito esforço, mas Rafaela é muito mais do que uma excelente médica, mas também é uma mulher com muitas cicatrizes.

Leonardo nunca soube o que aconteceu à Rafaela durante o tempo que ficaram separados e a descoberta de algumas coisas vai abalar seu mundo. Ele foi orgulhoso e errou muito com sua ‘Flor’, mas está decidido a jogar esse orgulho de lado e correr atrás do seu grande amor. Ele vem para o Brasil e passa a atender na clínica de Rafaela. Apesar dela não querer ele por perto, Leonardo consegue chegar em Cauê, um de seus paciente mais queridos e que se fechou para o mundo há muito tempo. Eu amei essa interação deles com Cauê, coisa que já tinha começado no livro anterior, pois a autora já começou nos apresentar o protagonista de seu próximo livro.

“Não falamos uns com os outros porque às vezes é no silêncio mais comum que vivemos os momentos mais extraordinários.”

20191119_172943 (1)

Sofia Silva nos entregou uma história arrebatadora e que vai nos deixando de coração partido a capa capítulo. Rafaela faz de tudo para não demonstrar que está quebrada e que está se quebrando novamente. Ela encontrou na dor a sua força. Ela é daquelas mocinhas que a gente tem orgulho de ler. Além de ajudar milhares de pacientes, ela não deixa de se envolver com suas histórias. Exemplo disso é o seu amor e carinho pelos irmãos Cauê e Liefde. Ela praticamente colocou os dois sob suas asas, mas Cauê não permite que ela chegue muito perto dele. Leonardo é quem consegue isso e Rafaela vai descongelando seu coração ao ver a interação deles com o seu menino tão quebrado.

Falar da as edições dessa série é muito fácil, pois o trabalho da Editora Valentina desde o primeiro livro é maravilhoso. As capas estão ficando cada vez mais bonitas e a diagramação tem um capricho espetacular. A fonte e espaçamento são confortáveis para a leitura, além de ter páginas amareladas. A narrativa é intercalada entre Rafaela e Leonardo e tivemos até um capítulo narrado por Cauê. Eu já disse que estou eufórica pelo livro dele? Em todos os livros, a Sofia nos dá prólogos arrasadores além de um lindo poema inspirado na protagonista da história. A série Quebrados é linda da capa até o ponto final da história.

20191119_173235 (1)

Sofia Silva mais uma vez nos deu um livro recheado de temas importantes, nos mostra como o orgulho pode destruir uma relação e de como as nossas escolhas podem mudar tudo. Destinos Quebrados é um livro tocante e que a gente vai lendo com o coração na mão. Eu sempre digo que o meu livro preferido da série é Sorrisos Quebrados, mas isso foi antes de ler a história de Rafaela e Leonardo e ver como o amor deles atravessou o tempo, o orgulho e as cicatrizes que um deixou no outro. Além disso, eu amei ler a história de um casal mais maduro que se apaixonou na juventude e tiveram uma segunda chance.

É impossível não se emocionar com a história deles e ficar na torcida para que toda a dor fique para trás. Eu sou muito fã do trabalho da Sofia, mas sempre fico impactada com o poder de sua escrita. Destinos Quebrados veio para entrelaçar as histórias de personagens antigos e abrir caminhos para personagens que ainda vamos conhecer mais profundamente. Enfim, tá aí mais um livro com personagens bem escritos, que erraram, mas que principalmente aprenderam com cada erro que os levaram para um destino de dor e sofrimentos. Deixo minhas 5 Angélicas e com a ansiedade a mil por Heróis quebrados.

CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

Um comentário em “Resenha: ‘Destinos Quebrados – Sofia Silva’

  1. Que resenha maravilhosa. A cada dia curto mais as suas resenhas . Já estou Anciosa pra ler esse livro da Sofia. Assim como vc passei a amar todas as escritas dela.❤❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s