Cinco Motivos para Assistir: ‘Instinto’

Oi gente!! Eu tô mega atrasada com essa matéria, mas antes tarde do que nunca. Desde o dia 12 de julho que a série espanhola Instinto está no catálogo da Amazon Prime Video, e eu fiz assinatura teste para poder conferir essa história que estava sendo comparada com Cinquenta Tons de Cinza. Mas meus amigos, senta porque eu vou te dar cinco motivos para assistir essa série e descobrir como, basicamente, não tem nada a ver com a trilogia de E. L. James. Antes disso, leiam a sinopse e trailer…

“A história conta a vida a Marco (Mario Casas), um jovem empresário desejado e conquistador, mas que tem sérios problemas para socializar e criar intimidade com outras pessoas. Seus únicos interesses são o esporte e um clube privado cujos membros não revelam sua identidade – que é o cenário principal do enredo.”

Desde que a série do canal espanhol Movistar+ foi anunciada que começaram as comparações com a história erótica de maior sucesso no mundo: Cinquenta Tons de Cinza. Daí saíram as primeiras imagens e trailer e foi impossível não fazer comparações por causa do enredo, mas apenas assistindo é que podemos desassociar as tramas. O canal prometeu que seria a série mais sensual e erótica que já tinha sido feita na Espanha e ao longo dos 8 episódios de cerca de 50 minutos cada, nós vamos percebendo que a história de Marco é muito mais profunda e dolorosa para vender apenas como série erótica.

Marco Mur é um jovem empresário da área da tecnologia. Ele está prestes a lançar um grande projeto que lhe renderá mais fama e dinheiro, mas o que ninguém sabe é que Marco tem problemas sérios de socialização e principalmente de estabelecer relacionamentos íntimos. Então para que não seja um celibatário, Marco busca prazer num clube privativo onde a principal regra é não se identificar. Lá ele pode libertar todas as suas fantasias sem precisar ter a preocupação de ser identificado.

Só que Marco Mur é muito mais do que um empresário de sucesso e um homem que busca prazer em corpos estranhos. Ele esconde um grande trauma que nem ele conhece todas as peças. Ao longo dos episódios, alguns sonhos vão nos revelando o passado doloroso de Marco e o motivo para que o subconsciente dele tenha bloqueado essa parte de sua infância. Apenas sabemos que tem a ver com a mãe que pode ser motivo dela ter ido embora. Aí, vocês vão ler tudo isso e me dizer: Mas Marco Mur não seria o Christian Grey espanhol? De fato, ele não é e eu vou tentar explicar em cinco motivos como essa trama é envolvente ao ponto da gente não querer largar e pedir: cadê a segunda temporada Movistar+?

MV5BODJlMDQ4M2MtZTkyZS00ZWFlLWIzOGMtMTI5ZTVmNTQ2ODdhXkEyXkFqcGdeQXVyMTA0MjU0Ng@@._V1_

1 – Espanha

Nos últimos tempo a Espanha tem se destacado, e muito, entre as séries que estão fazendo sucesso mundialmente. Depois que La Casa de Papel bombou no mundo todo, as pessoas começaram a buscar por outras séries e filmes produzidos no país. Aqui no blog tem crítica de outras séries espanholas, como: Elite, Tempos de Guerra e Alto Mar. Além delas eu ainda indicaria As Telefonistas que é uma série de época fantástica, inclusive a atriz Blanca Suárez é companheira de Mario Casas, o nosso protagonista de Instinto. A Netflix tem apostado bastante nas produções espanholas, então não vai faltar opções para que vocês conheçam o que vem sendo feito no país. Mais nenhuma delas é tão sensual quanto Instinto. Então tem opção para todos os gostos e a gente já fica à espera do próximo grande sucesso.

MV5BZjcwNGVlN2UtYzQ5MC00OWZlLWEyZDItNDJkOTA0NjJmMjUxXkEyXkFqcGdeQXVyNzg3NzY0NDk@._V1_SY1000_CR0,0,1544,1000_AL_

2 – Enredo

Eu comecei a explicar o enredo, mas Instinto tem tanta história. A trama pode girar em torno de Marco, mas ao longo dos episódios nós queremos saber mais sobre cada personagem. Nós temos todo o mistério envolta do passado de Marco, inclusive sobre o irmão mais novo, José (Óscar Casas). Fica muito claro que Marco ama o irmão, mas ele não sabe como demonstrar isso por causa de suas próprias dificuldades de socialização. Além disso, José é um menino que tem autismo, o que nos leva para uma trama bastante interessante que é o mundo das doenças mentais e psicológicas e que eu vou desenvolver mais no motivo 4. Outra subtrama que muito me interessou é o mundo do Marco na empresa que ele criou junto com o amigo Diego (Jon Arias). É muito obvio que Marco é um gênio da tecnologia e junto com a visão empresarial de Diego, eles ficaram milionários e é aí que entra uma personagem que até o final da temporada eu não entendi as motivações. Eva Vergara, amante de Diego, é contratada para a área de tecnologia, mas ao longo dos episódios, nós vamos notando que o interesse dela nunca foi Diego e que ela está em busca de algo que ainda não sabemos o que é. O que sabemos é que a chegada dela na ALVA muda muita coisa no relacionamento dos amigos.

MV5BMzc2MzJiYTQtNGZmMS00OWE2LTk0ZmItMWY2MzBjYjE1YjhlXkEyXkFqcGdeQXVyNzg3NzY0NDk@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

3 – Não tem mocinha salvando mocinho

Como eu comecei a dizer, Marco tem problemas de socialização e isso é o plot perfeito para um romance onde a mocinha aparece para salvar o mocinho. Marco busca prazer e não amor, ele não confia em ninguém e ao longo dos 8 episódios, ele mantém essa parte dele bastante intacta. Carol (Ingrid García Jonsson), a cuidadora de José, bate de frente com Marco em vários momentos e eu cheguei até shippar os dois juntos, mas depois parei pra pensar que não era o que eu realmente queria, pois aí Instinto seria igual tantas outras tramas. Fica muito óbvio o interesse de ambos, mas o foco da história não mudou para que a gente tivesse uma mocinha salvando Marco de seus problemas. Talvez isso seja desenvolvido na próxima temporada, mas eu gostei de ver que Marco não mudou do nada por uma mulher.

MV5BYWYwODk3MGQtNTUzYi00YzM4LTgwYjktZDAyYzQ4MWY5NjIwXkEyXkFqcGdeQXVyNzg3NzY0NDk@._V1_SY1000_CR0,0,1613,1000_AL_

4 – Doenças mentais e/ou psicológicas sendo retratadas 

Outra coisa que Instinto nos trouxe foi uma discussão sobre doenças mentais e/ou psicológicas. José tem autismo e ele vive num centro especializado, então quando Marco tenta conseguir a guarda do irmão, ele esbarra no problema de como vai cuidar de José. Ele precisa de cuidados diariamente e não confia em qualquer pessoa. Ele tem um carinho enorme por Carol e é ela quem acaba fazendo a ponte para que os irmãos possam aprender a conviver. Além do autismo de José, temos os ataques de pânico de Marco que vai sendo mostrado aos poucos e que apenas no último episódio descobrimos a origem e porque dele não saber como ter intimidade com ninguém. Marco e José não são os únicos a se encaixarem dentro deste motivo, fica claro que há um segredo envolvendo Carol e a própria terapeuta de Marco precisa de ajuda. Eu achei muito importante eles terem dado espaço para esse tema, pois mostrou que até uma pessoa aparentemente bem, pode está precisando de ajuda e as outras pessoas nem sabem disso.

MV5BNGNiNDZkN2UtZDAxMS00OGZjLWIxYzktN2JiYWIzODE1ZTQyXkEyXkFqcGdeQXVyNzg3NzY0NDk@._V1_SY1000_CR0,0,1564,1000_AL_

5 – Não é apenas mais um Hot

Sim, Instinto foi vendida como uma série hot, mas acho que os 4 motivos anteriores já mostraram que há muito mais do que isso. Só que neste último motivo, eu vou dar ênfase na parte hot da trama porque ela também é importante para fazer de Instinto uma série muito interessante. Nos primeiros minutos da série já temos um Mario Casas nu no chuveiro e aí já pensamos: Caramba, essa série realmente está cumprindo o que prometeu. Depois temos o clube privativo sendo retratado e não faltou nu de todas as maneiras. Além disso, pudemos ser inseridos numa trama onde as pessoas fazem tudo em busca de prazer e satisfazer suas fantasias sexuais. Essa parte seria onde mais seria parecida com Cinquenta Tons de Cinza e acaba que a proposta pode ser a mesma, mas enquanto Grey mal tirava a roupa, temos Marco Mur em plena glória mostrando como deveria ser a parte erótica da trama. A produção não escondeu praticamente nada e somos realmente inserido no clube e na meste daquelas pessoas. E apesar de ter tudo isso de nu, sexo e tals, ainda é uma história com muito mais para ser desenvolvido na próxima temporada.

MV5BMDc2ZTVjMjYtYjAwOS00NmExLTgwMTYtYTFkMmVkOWVkZWIzXkEyXkFqcGdeQXVyNzg3NzY0NDk@._V1_SY1000_CR0,0,1569,1000_AL_

Enfim, eu acho que consegui expressar o quanto gostei dessa série e espero que tenha conseguido despertar um pouquinho do interesse de vocês. A série está na Amazon Prime Video, uma plataforma que te dá 7 dias para testar gratuitamente e que oferece uma assinatura por R$7,90 ao longo de 6 meses. Então, você pode assinar e testar para ver Instinto neste fim de semana.

Gente, eu peço quem gostou de Instinto faça barulho nas páginas da Movistar, do Mario Casas, da Amazon, pois nada foi confirmado sobre uma próxima temporada e nós que já assistimos sabemos que a trama não pode ser encerrada daquele jeito. Precisamos de mais. Como ficar sem saber como Marco vai viver após saber do seu passado? Como vai ficar a relação dele com a mãe? Será que vai conseguir a guarda de José? Tem muitas perguntas que ficaram em aberto e que precisamos de respostas. Enfim, assistam e venham me contar  que acharam.

7 comentários em “Cinco Motivos para Assistir: ‘Instinto’

  1. ei… passando só pra dizer que gostei da crítica e da indicação, mas fazer um parenteses tbm e explicar que autismo não é doença mental, na verdade nem doença é, uma condição de comportamento, que afeta as pessoas em níveis diferentes, e que hoje está presente em milhares.

    Curtir

    1. Oi Vanessa!!
      Obrigada pela correção do uso. Eu realmente não sabia, mas quando falo de trazer assuntos como doenças mentais é porque na clínica que José vive tem pessoas tratando diversas doenças diferentes.
      Gratidão pela informação.
      Bjs

      Curtir

  2. Adorei sua matéria….acabei de assistir a série e achei sensacional! Nada tem a ver com 50 Tons…a trama principal é super bem desenvolvida; os personagens tem histórias individuais muito ricas pra uma segunda temporada, a qual aguardo ansiosamente!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s