Cinco Motivos para Assistir: ‘Doramas’ 

Ooooi oi gente. É minha estreia nesta coluna que adoro tanto e eu não poderia dar início sem falar de algo que amo muito, mas ainda é tão cheio de preconceitos. Estou falando dos Doramas, mais especificamente de k-dramas (doromas coreanos), pois são os que eu assisto. Aqui no Além eu, Anna, sou a única que assisto (me sinto alone rs), mas sei que tem muita gente por aí encantada por esse mundo asiático, que também conta com séries do Japão, China e etc.

Mas hoje quero falar com você que nunca ouviu falar ou até já ouviu, mas tem certo preconceito, e com você que quer se entregar a esse universo, mas não está sabendo por onde começar. Além de te dar cinco motivos para tentar te convencer a terminar essa matéria e correr para começar a assistir, eu vou indicar cinco doramas que são uma das minhas paixões. Então pega a pipoca e vem comigo.

1 – Idioma

A maioria das pessoas não assistem doramas por conta do idioma. Foi uma barreira para mim no início também. Mas eu trago como um motivo para você assistir, pois é algo estranho no começo e diferente do que estamos acostumados e a graça está justamente aí. Quando a gente menos espera, já estamos acostumados a essa língua estranha e o mais legal é que aprendemos várias palavras novas e passamos entender algumas pequenas coisas mesmo sem legenda. Eu pelo menos acho isso muito interessante e com certeza me ganhou.

☆ Heirs foi um dos primeiros dramas que eu vi e aprendi muita coisa com ele.

2 – Cultura

Eu estou falando aqui especificamente da cultura coreana devido ao fato de só assistir os dramas coreanos (k-dramas). E que cultura mais rica e bonita de se ver! Por ser TÃO diferente da nossa própria cultura, aprendemos tanta coisa. Como eles vivem?, se relacionam?, o que costumam comer? – hoje no globo repórter rsrs. Brincadeiras à parte, é fascinante ver o dia a dia de pessoas que estão vivendo do outro lado do planeta. Claro que temos algumas questões muito particulares do país, a Coréia do Sul, que pode vir de encontro com o que nós acreditamos e achamos que é certo, mas sabendo respeitar todas as diferenças, conhecer essa cultura através de uma história, seja de amor, amizade ou até mesmo de vingança, é bem legal. Adoro quando um personagem quebra algum costume que não gostamos muito e nos mostra que toda sociedade pode quebrar tabus, mesmo que seja a passos de tartaruga rs. É um Q a mais e um grande motivo para você correr assistir um dorama.

☆ Strong Woman, Do Bong Soon nos apresenta uma personagem girl power, que esconde com seu jeitinho meigo, a força que tem. É um drama que quebra alguns costumes.

3 – Trama

Foi algo que me pegou logo de cara, por ser um sopro de diversidade num ar cheio de clichês que eu já estava saturada rs. Você não encontra um dorama malicioso ou algo do tipo (pelo menos EU nunca encontrei). Principalmente, as coreanas, pois são conhecidas por serem todas fofas e inocentes e isso torna tudo muito ingênuo. Toda a história que está sendo contada é tão bem trabalhada para passar cada emoção que a cena exige. Nada é levado com desdém. Eles refazem a cena quantas vezes for preciso até chegar o mais perto de perfeito. Uma dedicação admirável.

Um exemplo é como eles desenrolam os romances. É muito difícil um casal que se beija logo nos primeiros capítulos da trama. O beijo pra eles não é algo batido como estou acostumada a ver em Hollywood, por exemplo. Quando o beijo num dorama finalmente acontece é algo que os fãs surtam real por ter sido tão esperado e você pode ter certeza que será A cena de beijo. Enquanto a maioria das séries é muito mais uma coisa física, nos doramas temos o sentimento puro do casal todo escancarado em uma cena maravilhosa e regaaado de fofura.

Outro ponto são os homens serem muito mais sentimentais. Não temos aquele esteriótipo de homem machão que não pode chorar ou demostrar realmente o que sente. Nos doramas você corre o risco de encontrar homens que são mais sensíveis que as mulheres, sem uma conotação ruim ou mais um esteriótipo de que homem sensível demais é gay. Como eu disse no motivo acima, a cultura e os costumes são bem diferentes e isso se prova mais uma vez neste motivo.

Love Is Trouble nos entrega uma trama bem construída, intensa, com personagens fortes e sensíveis que nos conquistam a primeira vista.

4 – Drama

O que não falta em um dorama é um bom drama rs. Sério, você vai chorar, ou pelo menos se emocionar em todo dorama. São cenas tão intensas e emocionantes que mesmo uma pessoa como eu que foge de dramas, adooora de paixão. Se você gosta de tramas assim, então vai se apaixonar com toda a certeza, pois eles são para você.

☆ I’m Not A robot quase me afogou em lágrimas. É um drama completo e o meu preferido da vida.

wp-1538005878114.jpg

5 – Trilha Sonora

Com certeza é um grande motivo para assistir um dorama, principalmente se você gosta de música, independente de gênero e idioma rs. Tantas músicas lindas e que parece que foram feitas só para determinada cena. Os ídolos coreanos até lançam grandes quantidades de OST (Faixas Originais de Música) que são canções originais feitas para anime, jogos, filmes e obviamente, doramas. E não pense que só tocam músicas coreanas não. Reconhecemos várias que escutamos no dia a dia e eu até estava assistindo um drama esses dias que a música de fundo era Garota de Ipanema rs.

☆ The K2 além de ser intenso, cheio de lutas, vinganças e amor, tem uma das trilhas sonoras mais emocionantes.

Será que eu consegui te convencer pelo menos um pouquinho a dar uma chance para essas mini noveletas tão incríveis? Espero que sim. Eu era muito cética em relação a doramas e caí feio do cavalo rs. E vocês que já são dorameirxs como eu, concordam com minhas indicações? Me contem tudo aqui nos comentários e até a próxima!

Anúncios

9 comentários em “Cinco Motivos para Assistir: ‘Doramas’ 

  1. Olá
    Nossa já nem lembro mais de quando comecei a ver Dorama, comecei com os Japoneses, que continuam sendo meus favoritos.
    Como vejo muita coisa fora do circuito ‘inglês’ acabei não sentindo estranheza na língua, mas sei que isso existe.

    Curtir

    1. Eu tentei ver os japoneses mas não me adaptei não rs
      E muita gente deixa de assistir por conta da língua estranha.
      Como eu disse, eu tbm estranhei no início mas hoje eu amo rs

      Curtir

  2. Oi Anna,

    Eu ando interessada nesse universo de Dorama e K – pop. Assisti alguns da Netflix, mas confesso que me incomoda muito ouvir o idioma, pra mim série melhor se fosse dublado.
    Não posso negar, que eles são realmente bons, tem uma grande dose de drama e normalmente se passam nesse cenário escola/ faculdade que eu amo.
    Anotei aqui suas dicas e vou procurar pra ver com a Camila.

    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olha, com o tempo você nem percebe o idioma mais, prometo rs
      Veja I Not A Robot primeiro. É lindo, lindo! K-pop confesso que tem um grupo que eu sou apaixonaaaada e virou meu xodózinho, que é o EXO. De resto, escuto uma música aqui e outra ali rsrs

      Curtir

    2. Olha, com o tempo você nem percebe o idioma mais, prometo rs
      Veja I Not A Robot primeiro. É lindo, lindo! K-pop confesso que tem um grupo que eu sou apaixonaaaada e virou meu xodózinho, que é o EXO. De resto, escuto uma música aqui e outra ali rsrs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s