Setembro Amarelo – Filmes

Olá pessoal! Olha eu aqui, em pleno domingão, para convidá-los a saber um pouquinho mais sobre um assunto muito sério: a prevenção do suicídio. Setembro chegou e, pela quarta vez, chegou com ele a campanha de conscientização pela prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo. Como alguns devem saber, dia 10 de Setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e, nós do Além, vamos participar dessa campanha do nosso modo cinéfilo. Assim, hoje, trouxemos algumas indicações de filmes e um bônus que falam sobre o suicídio e os fatores que levam a ele. Afinal, é preciso falar sobre isso, é preciso quebrar esse tabu que mata milhares de pessoas por dia.

Pra quem não sabe, o Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2015 pelo CVV – Centro de Valorização da Vida junto com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) com o objetivo de chamar a atenção da população para a realidade do Suicídio e como preveni-lo.

Falando um pouco de números, oficialmente 32 brasileiros são mortos por dia, vítimas do suicídio. Essa taxa é maior que a das vítimas de AIDs e da maioria dos tipos de câncer. Dos 172 países membros da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015, foram registrados 800 mil casos de suicídio no período de um ano, o que nos leva a 1 pessoa vítima de suicídio a cada 40 segundos.

É assustador, né? O suicídio já é considerado por muitos pesquisadores uma questão de saúde pública, e nós precisamos fazer algo para mudar isso. E não só precisamos, como também podemos! Segundo a OMS, 9 em cada 10 casos de suicídio, podem ser evitados, e é por isso que o Setembro Amarelo foi criado. Pois, acredita-se que, falando sobre isso, quebrando esse tabu, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção, podemos prestar mais atenção em nós mesmos e nas pessoas a nossa volta, para reverter esse cenário.

Por isso, durante todo o mês de Setembro existem atividades em diversos lugares do Brasil, como palestras com especialistas, caminhadas, corridas, atividades em escolas e nos parques das cidades. Vários monumentos e pontos turísticos têm a luz amarela nesse mês, como forma de chamar a atenção pra campanha. Qualquer um pode participar! Entre no site do Setembro Amarelo (www.setembroamarelo.org.br) e consulte as atividades que terão na sua cidade. E caso você queria participar da campanha, sem ir às atividades, no site também pode-se encontrar materiais de divulgação para todos que queiram usá-los. Você também pode usar laços e iluminar a sua casa com cores amarelas, em favor dessa campanha.

Agora, estando um pouco mais por dentro de tudo que envolve o Setembro Amarelo, vamos às nossas indicações de filmes que falam dos fatores que podem levar uma pessoa a cometer o suicídio. 

1 – As Horas (The Hours – 2002)

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.

2 – As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si… até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.

3 – Beleza Oculta (2017)

Após uma tragédia pessoal, Howard (Will Smith) entra em depressão e passa a escrever cartas para a Morte, o Tempo e o Amor – algo que preocupa seus amigos. Mas o que parece impossível, se torna realidade quando essas três partes do universo decidem responder. Morte (Helen Mirren), Tempo (Jacob Latimore) e Amor (Keira Knightley) vão tentar ensinar o valor da vida para o protagonista.

4 – CAKE: Uma Razão Para Viver (2014)

Não recomendado para menores de 14 anos
Claire Simmons (Jennifer Aniston) é uma mulher traumatizada e depressiva, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá, ela descobre o suicídio de um dos membros do grupo, Nina (Anna Kendrick). Claire fica obcecada pela história desta mulher, e começa a investigar a sua vida. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy (Sam Worthington).

5 – Garota, Interrompida (2000)

Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo, repleteo de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga.

6 – Geração Prozac (2001)

Elizabeth Wurtzel (Christina Ricci) é uma brilhante estudante, que tem planos de estudar Jornalismo na conceituada universidade de Harvard. Entretanto problemas familiares fazem com que Elizabeth entre em profunda depressão, o que coloca seus planos em risco. Aos poucos suas noites de trabalho, sempre regadas a drogas, e sua instabilidade emocional a afastam de Ruby (Michelle Williams), sua melhor amiga, e também de seu namorado. Decidida a procurar ajuda profissional, Elizabeth marca uma consulta com a Dra. Diana Sterling (Anne Heche), que lhe receita o antidepressivo Prozac.

7 – O Mínimo Para Viver (2017)

Uma jovem (Lily Collins) está lidando com um problema que afeta muitos jovens no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico (Keanu Reeves) não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.

8 – Se Enlouquecer, Não Se Apaixone (2011)

Craig (Keir Gilchrist), estressado com as demandas de ser um adolescente e assustado com sua tendência suicida, decide buscar ajuda em uma clínica psiquiátrica. Internado por uma semana, ele logo é acolhido por Bobby (Zach Galifianakis), que se torna seu mentor, e se encanta com Noelle (Emma Roberts).

9 – Pequena Miss Sunshine (2006)

Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.

10 – Reencontrando a Felicidade (2011)

Becca (Nicole Kidman) e Howie Corbett (Aaron Eckhart) formavam uma família feliz, mas suas vidas viraram do avesso após a morte do filho, Danny (Phoenix List), num acidente de carro. Depois de largar a carreira de executiva para virar dona de casa, ela tenta redefinir sua vida se cercando dos familiares e pessoas bem intencionadas para ajudar a superar a dor da perda. Enquanto dá início a uma “estranha” amizade com o jovem Jason (Miles Teller), motorista do carro no fatídico acidente, seu marido mergulha no passado, buscando apoio em estranhos que poderiam oferecer algo que a esposa não consegue. Assim, perdidos em seu sofrimento, os Corbett fazem escolhas surpreendentes para seu futuro.

*BÔNUS – Série Os 13 Porquês (13 Reasons Why)

Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida – além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

E se um dia você quiser ou precisar conversar com alguém, saiba que o CVV presta apoio emocional de forma gratuita 24 horas todos os dias, sob total sigilo pelo telefone discando o número 188, por e-mail e por chat. Você pode encontrar mais informações no site do CVV.

Falar é a melhor solução.

sobope_novenbro_dourado.png

12 comentários em “Setembro Amarelo – Filmes

  1. Parabéns pelo post abordando um tema tão delicado como o do setembro amarelo e também pelas excelentes indicações de filmes, alguns eu já conhecia, outros não, mas nunca assisti nenhum deles. Acho que irei aproveitar o mês e irei escolher pelo menos uns 2 para assistir. Obrigado pelo post.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns por ter falado desse tema tão importante mas que ainda gera muito Tabu. Super importante isso! Adorei as dicas de filmes, vou passar pra minha redatora assistir e me inspirar pra postar no meu blog.

    Quero muito assistir Às Vantagens de ser invisível, pois só li o livro e 13rw acabou comigo sempre.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Que importante esse post, falar sobre suicídio é sempre delicado, confesso que não conhecia o Setembro Amarelo e agradeço ao blog pela divulgação. Quantos filmes interessantes temos nessa lista, já marquei vários que quero ver, é uma temática que gera reflexão e serve de alerta.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Não conhecia a campanha de conscientização e acho que nos tempos de hoje, é super importante que esse tema seja discutido. Por isso, achei excelente sua ideia de fazer essa seleção de filmes relacionados ao tema. Muitos deles eu já assisti e sou fã como “As Vantagens de ser Invísivel”. Parabéns pela iniciativa.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi Letícia, tudo bem?

    É tão bom ver posts como esse em blogs, mostrando a importância desta campanha e o quanto devemos falar e debater mais sobre o assunto e o tema. As taxas de suicídio são assustadoras e nos deixam boquiabertos e o mais assustador é que muitas das vezes poderia ser evitado. Já li e leio muitos livros com o tema, mas fora “Os 13 porquês”, confesso que não lembrava de filmes com este tema. Dos que citou, só assisti “As vantagens de ser invisível”, que assisti a muito tempo atrás. Precisamos espalhar essa campanha para as pessoas verem que não estão sozinhas, nunca! Obrigada pelo post!

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi Lê! Ai, confesso que bate um orgulho enorme de ver o trabalho que o Além tem com essas campanhas. Principalmente o Setembro Amarelo. É muito importante que seja falado constantemente sobre o assunto, pra que parem com as idiotices de falar que depressão é mimimi. Já vi alguns filmes dessa lista, e outros já quero ver! Amei. ❤ Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

  7. Amei o post chamando a atenção para este assunto que é tão delicado e que precisamos ainda desafiar muitos tabus, mostrando que depressão é uma doença como qualquer outra e que não é frescura. Precisamos sim, falar sobre este assunto e até ajudar algumas pessoas a identificarem o problema e procurarem ajuda.
    Adorei as indicações de filme. Tem 1 na lista que não assisti ainda, mas vou ver neste final de semana.

    Beijos! ❤

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá!
    Muito importante essa conscientização, temos uma geração que vem se matando a cada dia devido a tantas coisas, e as pessoas ainda insistem em viver na ignorância, achando que a depressão é uma frescura ou falta de alguma coisa. Esses filmes são ótimos para conscientizar as pessoas, que a depressão é silenciosa e precisa sim ser discutida. Preciso assistir aos filmes, alguns eu já assisti, mas os outros como Se Enlouquecer, Não Se Apaixone, O Mínimo Para Viver. irei assistir! adorei o post!

    beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Super importante abordar esse assunto tão delicado!! Essa campanha do Setembro Amarelo é uma bacana e pertinente!! Adorei as indicações dos filmes, alguns já assistir e os outros já entraram na minha lista para assistir!!! Obrigada! Beijos 😙

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s