Resenha: ‘Agora e para sempre, Lara Jean – Jenny Han’

Oiii gente!! Chegamos ao último livro da trilogia de Lara Jean, Agora e para sempre, Lara Jean e ele encerra a trilogia com chave de ouro. É triste a despedida, porém é maravilhoso saber que li essas histórias incríveis. Esse livro como eu citei nas outras resenhas, foi uma surpresa para nós leitores. Eu quando vi a notícia de que teria um terceiro livro, pulei feito doida pela casa e depois corri para comprar na pré-venda e saber quais surpresas ainda seriam relevadas. Nessa parte final, vamos acompanhar Peter e Lara Jean fazendo inscrições para faculdades, eles agora estão em uma nova fase e uma ameaça de relacionamento à distância agita toda a trama. Então, bora pra sinopse e depois vamos saber o que eu achei história.

“Na aguardada conclusão da série Para todos os garotos que já amei, Lara Jean vai ter que tomar as decisões mais difíceis de sua vida. Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a Sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?”

39289422_581628715568404_2882660583105101824_n

Antes de começarmos a resenha preciso deixar avisado que contém spoilers dos dois primeiros livros já que estamos no último, então leiam as resenhas de Para todos os garotos que já amei e de P.S: Ainda amo você para não se perderem no que vamos falar aqui. Enfim, Lara Jean mudou. Ela não é mais a jovem tímida e medrosa que conhecemos nos outros livros. Ao longo das histórias fomos acompanhando seu amadurecimento de forma gradativa e nesse livro final é que vemos como essas mudanças fizeram bem a ela.

Finalmente sua vida está entrando nos eixos, ela tem conseguido manter um namoro firme com Peter e se prepara para fase mais importante da sua vida: aguardar as cartas com as aceitações das faculdades. Às vezes, Lara Jean ainda não consegue acreditar que Peter é realmente o namorado dela. O garoto mais bonito de todos os garotos bonitos é dela, só dela e de mais ninguém. Ela já tem tudo planejado, vai para faculdade perto de casa, a mesma em que Peter já foi admitido, assim, fica perto de seu namorado e de sua família, sem ficar com muita saudade deles.

A UVA é a faculdade dos sonhos dela. Lara Jean só sabe falar nisso, ela chega a inclusive fazer um passeio super fofo com Peter pelo campus da universidade, já para ela ir se acostumando com os lugares que logo serão parte de sua realidade. Lara Jean já se imagina andando com Peter de mãos dadas pelos corredores, lendo na maravilhosa biblioteca e até como vai ser sua companheira de quarto. Está tudo certo, tudo planejado, até que as coisas começam a sair do controle.

“É assim que acontece? Você se apaixona e nada mais parece assustador, e a vida é apenas uma grande possibilidade?”

Lara Jean nunca quis ir pra longe de casa, ela não é como sua irmã mais velha, Margot. O sonho de Margot era ir pra longe, conhecer o mundo, mas Lara Jean só quer a segurança de ficar a quinze minutos de distância de casa. As coisas mudam de rumo quando Lara Jean não é aceita na UVA e tudo aquilo que ela sonhou e planejou, não vai acontecer. Ela não vai ter Peter por perto todos os dias e muito menos vai ficar perto da família. Tudo deu errado, mas ás vezes o errado acaba se mostrando o certo, não é mesmo? Mas, até que ponto Lara Jean é capaz de aceitar essas mudanças?

Num primeiro momento, Lara Jean acaba de desesperando. Ela chora e se sente perdida. Conforme os dias vão passando, ela começa a refazer seus planos já que os planos iniciais não vão mais acontecer. Ela vai para a faculdade comunitária e no próximo ano vai tentar novamente a UVA, então ela começa a relaxar e voltar a vida. Isso até ela recebe um e-mail de uma outra universidade a parabenizando por ter sido aprovada. Claro que Lara Jean fica feliz e começa a pular pela casa, mas logo ela cai na real, ao perceber que a universidade fica a milhares de quilômetros de casa, então ela descarta essa ideia de ir para longe de casa e de tudo que ela conhece.

“Mas parece que tudo ao meu redor está mudando de formas inesperadas, quando eu só queria que permanecesse igual.”

A grande distração vem do tempo que Lara Jean e Kitty gastam nos preparativos do casamento de seu pai com Trina. Ela finalmente está feliz pelo seu pai estar feliz, mas ao que tudo indica essa história de casamento, não agradou a todos. Certo dia, Lara Jean recebe uma ligação de sua melhor amiga Chris, que a convida para visitar o campus da universidade que ela foi aceita. Ela aceita o convite da amiga e as duas embarcam em uma aventura onde conhecem o campus. A nova cidade vai fazer Lara Jean questionar suas escolhas para o futuro e perceber que as decisões de sua vida cabem somente a ela e que um relacionamento quando se tem amor dura mesmo a distância.

“As coisas estão terminando, mas também estão começando.”

Não posso deixar de falar mais uma vez, sobre os personagens secundários, eles todos aparecem muitas vezes. Kitty que agora está entrando na adolescência, Margot que agora percebe, não ser mais tão necessária em casa. Stormy, que continua a nos agraciar com seus concelhos e histórias de vida. Todas elas têm um papel fundamental nesse último livro e ajudam Lara Jean a encarar o futuro sem medo. E Peter que é sem dúvidas, um dos melhores e mais fofos personagens que tive o prazer de encontrar em um livro. Ele é doce, ama verdadeiramente Lara Jean e está sempre por perto. Também achei ele mais maduro nesse último livro, dá para notar a diferença se compararmos com os primeiros livros e esse amadurecimento é o que fortalece seu relacionamento com Lara Jean.

39338674_1124924744324186_7174912708154753024_n

Mais uma vez Jenny Han pintou com maestria a história de Lara Jean, uma personagem tão real, com uma história que poderia ser a minha ou a sua, seus medos, inseguranças são dilemas típicos de adolescentes e em algum momento no decorrer da história, você vai se identificar com algo algumas das questões abordadas no livro. Logo que saiu a notícia sobre o livro eu fiquei um pouco apreensiva, afinal em time que está ganhando não se mexe e eu fiquei na dúvida se uma continuação era mesmo necessária. Mas, ao terminar a leitura, posso afirmar que todo esse receio foi sem motivo.

A história tem um grande desfecho e encerra com chave de ouro. Uma história completa, que nos faz rir, chorar e suspirar lembrando da nossa época de adolescência, isso é Agora e para sempre, Lara Jean. Depois dessas semanas falando dessa trilogia, eu encerro minhas resenhas e convido todo mundo que amou a trilogia a assistir o filme que está entrando hoje no catálogo da Netflix. E além disso está rolando um o sorteio de um exemplar deste livro autografado na nossa página (Link AQUI). Então, por todos esses motivos deixo aqui minhas 5 Angélicas.CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

8 comentários em “Resenha: ‘Agora e para sempre, Lara Jean – Jenny Han’

  1. Preciso ler essa trilogia! Tuas resenhas sobre ela estão incríveis e se eu já estava interessada nestes livros, agora estou ainda mais. Ia esperar pra saber qdo saísse o filme, mas acho que n vou conseguir esperar rs

    Curtir

  2. Não conheço esta trilogia, me despertou um interesse em assistir o filme, parece um tema interessante, acho que terei uma ideia melhor após assistir no netflix. Bjs

    Curtir

  3. Olá!
    Quanto mais leio resenhas sobre essa trilogia, mais ansiosa fico para lê-la. Estava meio receosa quando sua resenha começou porque ainda não li nenhum dos livros e fiquei com medo de tomar spoiler. Mas você foi bem feliz na sua escrita, pudemos captar a ideia principal sem ler revelações demais sobre o enredo. Fico contente que a Lara Jean amadureça ao longo da série, frequentemente vemos o contrário e isso desanima. O Pete… ai, o Peter. O que dizer de um crush literário que nem conheço e já considero pacas? Mal posso esperar para ler.
    Abraços! 🙂

    Curtir

  4. Eu estou encerrando o segundo e estou gostando muito, quero muito conseguir o último para ler todos seguidos. As resenhas são sempre muito bem feitas e amo esse blog, sério. Nunca parem de escrever.
    Abraços

    Curtir

  5. Olá!
    ahhh que saudade tenho de ler Lara Jean ♥ Ontem assisti ao filme e nossa que amorzinho,já estou louca para assistir novamente. Esse livro deixou aquele misto de saudade, Lara Jean é uma personagem que queria ter como amiga rs’ espero que tenhamos mais um filme♥ torcendo aqui!

    beijos!

    Curtir

  6. Olá
    Até que gostei do plot do livro, normalmente esse cenário escolar/universitário não me agrada muito, mas parece que a personagem vai crescer muito no livro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s