Resenha: ‘Sol em Júpiter – Lola Salgado’

Oii pessoal! Olha eu aqui de novo com mais uma resenha pra vocês. O livro da vez é um romance nacional, que recebemos em parceria com a Editora Harlequin, muito gostosinho de ler e com uma mensagem bem bacana. Antes de tudo, confere a sinopse e depois vem comigo conhece Sol em Júpiter da Lola Salgado.

“​Sol Leão é uma famosa youtuber de Florianópolis. Apaixonada pela sua “juba”, que dá nome ao canal, a jovem mostra ao mundo seu estilo e sua vida perfeita em vídeos divertidos e calorosos. No entanto, a vida real pode ser um pouco diferente disso, e um jovem com o estranho nome de Júpiter aparece para balançar o mundo de Sol e questionar as certezas que ela achava que tinha.”

Logo no prólogo somos apresentados a uma Sol totalmente surtada e em busca de uma vingancinha. Não sabemos os motivos que levaram ela a esta situação e ela garante que não roubou um carro ~isso mesmo, vocês não leram errado rs~ a toa. Ela só está colocando em prática a lei do retorno. Devo acrescentar que esse prólogo já me prendeu à história e deu um gostinho de uma escrita inteligente e espirituosa que viria pela frente.

sol (3)

Para explicar desde o começo o que está acontecendo, Sol nos leva a três meses antes. Ela é uma famosa youtuber que tem mais de 6 milhões de inscritos e aparentemente vive uma vida perfeita, com seu noivo lindo, sua alto estima elevada e altos compromissos promissores. Ou pelo menos é o que ela deixa as pessoas acreditarem. Sol representa uma porcentagem grande de pessoas que fazem exatamente isso: contam mentiras e mais mentiras na internet como se vivessem aquilo mesmo em uma realidade alternativa. Não é que a vida de Sol seja horrível na vida real nem nada disso, muito pelo contrário, mas com certeza não é um sonho de princesa que ela deixa transparecer para seus fãs.

Sol tem um cabelo crespo lindo, o que justifica seu apelido, Juba. Seu canal no Youtube, Delírios de Juba, já ajudou várias pessoas a aceitarem seus cabelos enrolados e Sol tem o maior orgulho disso. Nem sempre ela amou seus cachos pois foi uma criança que se destoava muito das demais, pois além do cabelo crespo ela também era gordinha e por causa disso sofreu muito bullying. Eu me identifiquei muito com a Sol neste quesito. Não que eu tenha sofrido muito com isso na época do colégio, mas com frequência eu recebia várias piadinhas por ter as mesmas características físicas que a Sol. Mas a situação da Sol foi um pouco (muito) mais pesada. Agora crescida e bem sucedida, ela lidou com isso e superou totalmente… ou quase.

Um dia péssimo onde tudo o que poderia dar errado deu, ela conhece Júpiter, um rapaz lindo, com seus incríveis olhos verdes e sorriso encantador. Não foi um encontro nada normal, porém engraçado, e depois de tentar fingir que nada aconteceu e falhando, Sol e Júpiter engatam uma amizade. Sol se sente atraída por ele, mas ela se martiriza por isso. Afinal ela é noiva de André, que também é youtuber, e que mesmo com as brigas e ele demonstra não se importar muito com o trabalho dela, ela gosta dele.

“Nossos caminhos tinham se cruzado duas vezes. Pura ironia do destino, já que as chances de que trocássemos uma única palavra era remota.”

Depois de um evento que foi um desastre e ela sendo alvo de vários haters, Sol acredita que nada de pior pode acontecer. Ela não poderia estar mais errada e numa transmissão ao vivo para 290 mil pessoas, Sol vê tudo o que ela acreditava ser real indo para o ralo. A partir disso vamos entender todo o surto dela no início.

sol (2)

Como dizem, há males que vem para o bem e eu concordo plenamente com isso neste caso, e provavelmente vocês irão concordar comigo quando lerem rs. Ela não estará sozinha para lidar com isso. Júpiter, que desde que a conheceu tem uma queda gigantesca por ela, fica ao seu lado e vai mostrar a ela que são as menores coisas do nosso dia-a-dia que valem a pena no final e que temos que fazer de cada dia um dia bom.

Esse é o lema de Júpiter e que ele sempre o recita para si mesmo. Desde que o pai morreu, ele tomou para si a responsabilidade de cuidar da família, chegando a colocar todos os seus sonhos em segundo plano. Eu adoro a família de Júpiter. Sua mãe, sua irmã Vênus e seu irmão Saturno. Perceberam algo um tiquinho estranho? Pois é rs. A mãe de Júpiter é obcecada pelo Universo e queria que seus filhos tivessem nomes únicos para que sempre fossem lembrados.

Vênus é a que mais aparece por ser mais próxima de Júpiter e também por ser uma grande fã de Juba. Eu morri de rir quando Vênus conhece sua ídola e ela tem a mesma reação que eu com certeza teria se o meu grande ídolo entrasse na minha casa do nada rsrs. Vênus também ajuda Júpiter em um momento bem decisivo para ele. É muito bonito ver o amor entre eles.

Também conhecemos a mãe de Sol, mas desde sempre ela foi muito ausente, obcecada com o trabalho, o que afeta um pouco Sol até hoje, mas elas tem uma relação muito boa, apesar disso. Quem aparece com frequência e é como uma irmã para Juba é sua amiga Clarice. Ela é a pessoa pra quem Sol sempre liga, e está ali para todas as horas. Clarice a ajudou muito a lidar e superar os momentos difíceis. Já André, eu não gostei desde o primeiro momento e gostei menos ainda no decorrer da história. Só isso que irei dizer sobre ele rs

“Nós crescemos juntas. Cuidamos uma da outra, fomos confidentes e o ombro onde cada uma podia afogar as lágrimas. Se isso não é a definição exata de família, juro que não sei qual é.”

Aah que livro mais gostoso de ler. Sol é uma pessoa que eu totalmente seguiria. Principalmente a Sol real, a de pavio curto, mas que tem um ótimo coração. Conforme vamos conhecendo melhor, vemos que ela está cansada de tentar ser uma pessoa que ela não é só para deixar outras pessoas felizes e admiradas. Ela morre de vontade de poder se vestir do jeito que ela quiser sem que alguém aponte o dedo para ela. Ela demonstra que não, mas é bem sensível a todos os comentários maldosos que acaba recebendo e isso acaba fazendo mal a ela. É um pouco consequência de seu trabalho, afinal ela é um símbolo de moda, estilo e autoestima no Brasil inteiro. Mas também não deixa de ser cicatrizes do bullying que sofreu. Mas ela vai ser forçada a encarar que ninguém consegue ser perfeito o tempo todo e eu aplaudi o modo como ela soube lidar com isso no final.

“Tudo em nome de ter mais seguidores. Era sempre em nome de ter mais seguidores”

Eu amo a capa desse livro. É simples, mas descontraído e tem tudo a ver com a história e os personagens. O livro é contado em primeira pessoa e temos os pontos de vista tanto de Sol como de Júpiter e nem preciso dizer que eu amo este tipo de narrativa. Cada abertura de capítulo tem alguns detalhezinhos de estrelas que variam dependendo de quem está contando. A diagramação ta do jeitinho que a gente gosta com páginas amareladas e fonte confortável para leitura. E um detalhe que eu amei demais é que podemos acompanhar cada vídeo que Juba posta ao longo da história de forma detalhada. A autora descreve todos os detalhes do vídeo e ainda nos mostra os principais comentários. Eu amei cada vídeo ‘postado’ rs.

sol (1)

Eu indico este livro por ser muito mais que um romance de duas pessoas que são tão diferentes, mas ao mesmo tempo se completam, ou o amor incondicional pela família e amigos. É um livro de autoaceitação. Todos nós somos especiais justamente por sermos diferentes uns dos outros e isso deveria ser exaltado e não ridicularizado. Apesar de tudo isso eu achei o final um tanto corrido. Não falarei muito sobre isso pra não dar spoiler, mas esperava um pouco mais do desfecho dos personagens. No mais, garanto que você irá rir, se emocionar e ter uma leve vontade de ser um leãozinho rs ~apelido que Juba chama seus inscritos. Com isso vou ficando por aqui e deixando minhas 4 Angélicas para essa história. CLASSIFICAÇÃO 4 ANGÉLICAS

10 comentários em “Resenha: ‘Sol em Júpiter – Lola Salgado’

  1. Aaaaaaaaaai, Anna, você me deixou com muita vontade de ler esse livro. Mesmo a gente tendo lido a sinopse juntas, pela sua resenha, já vi que não é exatamente o que eu pensava e foi o que eu amei. Adorei a ideia de trabalhar com auto aceitação, ainda mais vindo de um blogueira, que vive tanto da imagem perfeita, raramente vemos elas mal etc etc. Adorei a família com os nomes de Planetas hahaha diferente e genial, cara! Ai, só sei que necessiiiiito ler! Arrasou na resenha!

    https://almde50tons.wordpress.com/

    Curtir

  2. A história parece interessante e tras uma grande relexão!
    Mas confesso que detesto ler livros com personagens que mentem, fingem ser aquilo que não são!
    Fujo disso!

    Curtir

  3. Passeando por ium livraria em BH me deparei com este livro E algo me chamoua atenção de cara a editora e o fato de ser uma autora nacional, claro que anotei o nome para depois buscar mais informações e amei o que li ate agora. Estou luoca para ler ele, a historia é bem atual e espero que não perca sua relevancia com tempo. Achei otima sua resesnha Beijso

    Curtir

  4. A temática do youtuber veio para ficar mesmo. Esses dias eu apoiei um gibi que tem como foco o assassinato de um youtuber. Parece interessante.
    Sempre me incomoda esse padrão onde o desafio que vai ser o ponto de virada da vida da protagonista vem junto com o encontro com um rapaz incrível, lindo e com uma série de outras qualidades. Sempre me parece meio repetitivo. Apesar disso a sinopse parece interessante.
    A sacada dos nomes dos personagens é bem legal também.

    Curtir

  5. Oie, tudo bem? Gente que resenha mais amorzinho. Também fiquei curiosa pra ler apenas pela sinopse. O que achei mais interessante é que o universo do livro tem muito a ver com o que vivemos enquanto blogueiros. A questão de ter mais seguidores, de correr atrás de audiência, realmente é um mundo com muitos conflitos. Conhecer alguém especial no meio do caminho é tudo de bom e faz toda diferença. A capa é simples mesmo assim não perde o charme. Amei a indicação. Beijos, Érika =^.^=

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s