Cinco Motivos para Assistir: ‘La Casa de Papel’

Oi gente!! Na próxima sexta-feira (06) teremos a estréia da segunda parte da série La Casa de Papel. A série chegou a Netflix silenciosamente e virou uma verdadeira febre. Só dava La Casa de Papel na minha timeline. Eu ainda não tinha me rendido, então no último fim de semana meu irmão resolveu assistir, daí eu pensei: vou ver um episódio. Doce engano!! Passei o sábado inteiro surtando e perguntando porque ainda não tinha visto. Antes de mais nada leiam a sinopse e assistam o trailer…

Sinopse: Oito habilidosos ladrões se trancam na Casa da Moeda da Espanha com o ambicioso plano de realizar o maior roubo da história e levar com eles mais de 2 bilhões de euros. Para isso, a gangue precisa lidar com as dezenas de pessoas que manteve como refém, além dos agentes da força de elite da polícia, que farão de tudo para que a investida dos criminosos fracasse.

La Casa de Papel não é um Original Netflix. A série estreou na Espanha em 2017 e foi criada por Álex Pina para o canal Antena 3 e teve seus direitos comprados ainda em 2017 pelo serviço de streaming. Para estrear na Netflix foram feitas algumas alterações para que tivéssemos partes 1 e 2. Os primeiros 9 episódios de mais de 1h de duração se transformaram em 13 episódios de cerca de 50 min cada e virou a parte 1 da série. A parte 2 chega dia 06 de abril com apenas 6 episódios.

Enfim, agora que vocês já tem um pouco de noção do sucesso da série, vou dar meus 5 motivos pra começar a maratonar a série hoje e já ficar na espera do dia 06…

1 – Enredo

A série conta a história de como 8 assaltantes, sob a liderança de um homem misterioso intitulado Professor, conseguem assaltar a Casa da Moeda da Espanha. O Professor tem algumas regras: nada de relacionamentos entre eles, nada de nomes, nenhuma gota de sangue deve ser derramada. Os assaltantes passam a usar nomes de cidade para não ter que usar seus nomes verdadeiros nem mesmo entre eles.

A forma que o assalto será feito foi desenvolvido por anos pelo Professor (Álvaro Morte), um homem misterioso e muito inteligente que ao longo dos episódios vai mostrando poucas nuances de sua personalidade. Ele é um verdadeiro fantasma, ninguém sabe de onde veio ou até mesmo suas motivações reais para este assalto.

Ele recrutou 8 pessoas que não tem nada a perde e com histórico de assaltos, falsificações, além de pessoas que saibam usar tecnologia, armas e afins. E é assim que temos o grupo formado por Tóquio (Úrsula Corberó), Berlin (Pedro Alonso), Nairóbi (Alba Flores), Denver (Jaime Lorente), Rio (Miguel Herrán), Moscou – pai de Denver – (Paco Tous) e os gêmeos Oslo (Roberto García) e Helsinki (Darko Peric). Cada um deles tem sua posição no assalto definida e ao longo dos episódios vamos tendo flashbacks de como esse grupo passou meses se preparando para passar cerca de 12 dias dentro da Casa da Moeda da Espanha e sair de lá com mais 2,4 bilhões de euros.

Mas além do plano ousado, eles terão que lidar com as pessoas que mantem como refém e a polícia que montou um grande esquema para que os criminosos se rendam. O que vai acontecendo ao londo das horas é impressionante e quando você acha que tudo pode dar errado, a gente entende como o plano do Professor é incrível. É claro que tem algumas pequenas falhas, mas isso vocês só saberão assistindo rs

2 – Representatividade Feminina

La Casa de Papel é narrada pela personagem Tóquio, ela é uma das duas assaltantes entre um grupo formado em sua maioria por homens. Isso mesmo, temos Tóquio e Nairóbi no grupo. Ambas tem grande participação na trama, mas Tóquio é mais ativa por ser a narradora da história. Tóquio se mantem na linha de frente do assalto enquanto Nairóbi com toda a sua experiência em falsificação fica tomando conta da produção do dinheiro que sairá da Casa da Moeda com eles.

Além delas temos a chefe de polícia Raquel Murillo (Itziar Ituño) como a líder da operação policial na Casa da Moeda. Raquel é bem importante na história, pois ao longo dos episódios vamos conhecendo a mulher por trás da grande detetive. Em vários momentos vamos ver ela fraquejando devido aos problemas pessoais, mas como detetive sempre se mostra forte e determinada a terminar esse assalto sem nenhuma vítima.

Temos outras mulheres significativas para a história como a adolescente Alisson Parker (María Pedraza). Tudo foi organizado para acontecer no dia que ela estivesse visitando a Casa da Moeda com sua turma da escola. Ela é filha do embaixador britânico e se torna a carta de liberdade do grupo de assaltantes.

3 – Representatividade Geral

Eu acho que já falei isso sobre uma outra série que não fazia parte do circuito EUA – Inglaterra, mas vale a pena falar novamente. É muito maravilhoso assistir ótimas séries que não fazem parte desse circuito. La Casa de Papel é uma série 100 % espanhola que ganhou o público de seu país em 2017 e antes mesmo de terminar a temporada já tinha seus direitos comprados pela Netflix. A série não perde em nada para as produções de língua inglesa e pra mim é sucesso total. Os autores podem até parecer desconhecidos para nós, já que realmente não temos muitas produções espanholas, mas muitos deles são bem conhecidos dentro de seu país e agora se tornarão conhecidos no mundo por causa de La Casa de Papel.

4 – Afinidade com os personagens

Eu sei que eles são os ‘vilões’, mas ao longo dos episódios vamos conhecendo um pouco da vida de cada um deles e é difícil não passar a torcer por eles. Sabemos que uma das regras do Professor é que eles não se envolvam e muito menos que troquem informações pessoais entre eles, mas é claro que essa regra é logo quebrada e isso de certa forma trás mais emoção a história. Os pontos de flashbacks ou conversas entre bandidos e reféns vão nos mostrando as motivações de cada personagem para está ali e isso vai dando empatia ao público. As vários momentos a minha torcida era muito clara, pois além de entender as motivações quase todos eles não se mostram pessoas más, entende?

5 – Sem Divulgação

A maior prova de que uma série ganhou o público é quando ela chega de mansinho e quando tu ver já está todo mundo comentando. Eu jurava que ela tinha entrado no serviço de streaming este ano, mas não. Ela foi adicionado ao catálogo no dia 25 de dezembro. Um mega presente de natal que poucas pessoas apreciaram. O sucesso foi no boca a boca. Eu mesma fiquei sabendo na época do carnaval porque todo mundo só fala disso e apenas no último fim de semana eu comprovei o porque de tantos comentários positivos. A série merece cada divulgação que vem recebendo.

Uma curiosidade sobre a série. As máscaras super representativas e importantes no enredo são inspiradas em Salvador Dali, um pintor muito famoso mundialmente.

Se tudo isso ainda não tiver convencido vocês, então vou deixar o trailer e sinopse da Parte 2. Para quem gosta de uma série cheia de reviravoltas La Casa de Papel com certeza é para você.

Sinopse: O maior assalto da história está em risco: reféns e ladrões estão cada vez mais cansados e nervosos, a polícia científica está investigando a casa em que o crime foi planejado, e os agentes da lei estão mais perto de descobrir a identidade do Professor. Será que eles conseguirão levar o plano até o fim?

Se La Casa de Papel não é a melhor série do ano, então eu não sei qual é. Mas o ano mal começou, não é mesmo? Até a próxima ❤

9 comentários em “Cinco Motivos para Assistir: ‘La Casa de Papel’

  1. Essa série é a minha preferida, ah, depois de Suits – é claro. Kkk
    Acho La casa de papel uma série F%$#@ demais !!!!!!
    O enredo, os personagens…ufa! Top demais.

    Curtir

  2. Oi!

    Tudo bem? Achei seu texto muito interessante, ainda que eu não concorde muito com tudo. Confesso que vi mais erros do que acertos nessa série, mas é bacana ver uma série que não seja americana ou britânica fazendo sucesso!

    Curtir

  3. Essa série é de longe um xodó que a netflix me deu de presente ano passado (e ano passado msm terminei de assistir kklvfdjf)
    Sobre a representação feminina: acho sensacional q a chefe do caso é uma mulher forte, mãe e FODA. Quanto a Tokyo, infelizmente não a suporto, mas Nairobi tem meu coração aaaaaaaaaaaaaaaaa
    Qnt ao item 4 é MTO real. minha melhor amiga tinha visto a série logo q saiu e recomendou p nosso grupo de amigas, vimos tudo e amamos muito. um mês depois SÓ SE FALAVA DISSO, gente, como assim? explodiu super
    pelo amor de deus
    esssa série é topper
    Mil beijos!!
    Com carinho, Beca; http://www.cafedebeiradeestrada.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s