Resenha ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – J. K. Rowling’

Oi ooooi gente! Estamos no mês de março, isso significa que é a vez de falar de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. E ai, posso falar que a cada mês, sinto mais saudades do meu tempo de infância? Enfim… Já falamos sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta. Lembrando que além do livro, faço um comparativo com o filme também! E ~spoiler~ esse foi o primeiro filme um tanto quanto decepcionante para mim! Antes de falar mais, vamos a sinopse…

Durante 12 longos anos, a assustadora fortaleza de Azkaban manteve prisioneiro o bruxo Sirius Black. Condenado pelo assassinato de 13 pessoas com um só feitiço, alguns acreditam que Black seja o mais fiel dos seguidores d’Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado. Agora ele fugiu da prisão. E os guardas da prisão disseram que Black andara repetindo a seguinte frase durante o sono “Ele está em Hogwarts… ele está em Hogwarts.” Será que o perigoso bruxo esta vindo atras de Harry?
Seja como for, Harry não está seguro, nem mesmo dentro de sua escola de magia, cercado por seus amigos. Principalmente porque, para piorar as coisas, pode haver um traidor entre as pessoas que o cercam.

LIVRO

Novamente, começamos o livro com Harry passando o verão na casa de seus tios, os Dursley. E, como sempre, esses momentos não são fáceis para o nosso protagonista, que é mais desprezado do que antes. Só que tudo o que é ruim, pode sim piorar, quando a Tia Guida vai visitá-los. Harry até entra em um acordo com Tio Válter para se comportar e aturar as truculência da visitante, em troca de uma autorização especial para o ano letivo.

Só que Harry chega ao seu limite quando Guida começa a falar mal de seus pais. Então, ele acaba fazedo com que a mulher infle ao ponto de sair voando. Harry pega suas coisas e saí da casa e acredita que irá ser expulso de Hogwarts, afinal, ele realizou um feitiço fora da escola, o que é proibido para os menores de 17 anos. E durante a sua andança, Harry acaba no Nôitibus Andante. Com a viagem, ele acaba no Caldeirão Furado e encontra o Ministro da Magia, Fudge, que diz que estava preocupado com o menino e que ele não seria expulso do colégio pelo feitiço.

– Eu não saio por aí procurando encrenca – respondeu Harry, irritado. – Em geral as encrencas é que vêm ao meu encontro.

Enquanto isso, Harry descobre que um prisioneiro perigoso fugiu de Azkaban. Seu nome é Sirius Black e, por algum motivo, todos parecem acreditar que encontrar Harry é o objetivo dele. E pedem para que o menino não se aventure a procurar pelo criminoso.

379

Quando Harry se prepara para voltar para Hogwarts com Hermione e Rony, ele se depara com o que será parte de seus pesadelos durante o terceiro ano na escola. Enquanto estão no trem, Dementadores – os pavorosos guardas de Azkaban – sobem e afetam o menino de tal modo, que ele acaba desmaiando. Quem ajuda a afastar os Dementadores e Harry a se recuperar, é Remo Lupin, o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.

– Isso sugere que o que você mais teme é o medo. Muito sensato, Harry.

No decorrer do ano, várias coisas vão acontecendo na vida de Harry. Ele descobre que Hagrid se tornará professor, ele passa a ter aulas de adivinhação com a Professora Trelawney e ela fala sobre o Sinistro em sua vida, Harry e Ron observam Hermione tendo várias aulas, mais do que seriam possíveis. Mas, Harry não consegue curtir um das melhores coisas: as visitas a Hogsmeade. Como ele não conseguiu a autorização com seu tio, ele acaba tendo que ficar na escola.

Mas, isso irá mudar quando Fred e Jorge resolvem dar a Harry o Mapa do Maroto, onde mostra todas as saídas do castelo. E quando ele consegue chegar em Hogsmeade, ele vai descobri sua real ligação com Sirius Black e o porque dele ter estado preso por 12 anos.

Ele apanhou a varinha, tocou o pergaminho de leve e disse: Juro solenemente que não fazer nada de bom […]
Os Srs. Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas, fornecedores de recursos para bruxos malfeitores têm a honra de apresentar O MAPA DO MAROTO.

Sirius era um dos melhores amigos de Tiago e Lillian Potter. Detentor do segredo que protegia os dois. Então, Voldemort achou o casal e o matou, mas não conseguiu fazer o mesmo com Harry. Após isso, ao ser confrontado por Pedro Pettigrew, Sirius o matou, deixando apenas um dedinho e também matou um grande número de trouxas. Para completar, Harry também escuta que ele é afilhado de Sirius. Toda essa história transtorna o menino, que fica revoltado ao descobrir que seus pais foram traídos.

Durante essas descobertas, Harry vai tendo aulas particulares com o Professor Lupin, para poder aprender como se livrar dos dementadores através do feitiço do Patrono.

Só que com a aproximação do fim do ano, o encontro entre Harry e Sirius pode ficar mais perto de acontecer e grandes segredos que irão mudar o rumo de muita coisa, serão revelados. Basta saber o que Harry, Hermione e Rony vão fazer com isso e como podem salvar mais de uma vida inocente.

– Você é a bruxa de treze anos mais inteligente que já conheci, Hermione.

Harry se encontra meio perdido, com tantas revelações, até sem saber no que acreditar. Mas quando ele vê provas concretas na sua frente, ele consegue ver que seu futuro pode mudar. Ele também começa a aprender o seu feitiço mais famoso, além de estar cada vez mais próximo de seu pai.

380

Rony e Hermione continuam como os melhores amigos que alguém poderia ter. Eles apoiam o amigo em (quase) tudo. E mesmo quando Hermione fica contra eles em determinado momento, é pensando no bem dos outros dois. A grande aventura final, é vivida apenas por Harry e Hermione, afinal, nesse livro, que foi para no hospital foi Rony.

– A sua experiência com o vira-tempo não lhe ensinou nada, Harry? As consequências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil… 

Dos professores, temos Hagrid assumindo essa função. Ele sofre um baque logo em sua primeira aula, por causa de uma armação de Draco. Já Dumbleodore prova, mais uma vez, que está do lados dos meninos, quando acredita nas coisas que eles contam e insentiva com que Hermione use o Vira Tempo e ganhe mais “tempo” para fazer o certo. E Snape, consegue ser mais detestável do que nunca, ainda mais com a presença de Lupin por perto, devido a atritos de quando eles eram mais novos. A parte onde é revelado que Snape é o maior pesado de Neville, por exemplo, é algo que me marca até hoje.

Os grandes novos nomes do livro ficam por conta de Lupin, Sirius e Pedro. Junto com Tiago, os quatro formavam os Marotos. Eles tinham uma bela história de amizade, ainda mais quando descobrimos o que Tiago, Sirius e Pedro foram capazes de fazer por Lupin, quebrando algumas regras do Ministério. Ver um pouco do passado deles é um viagem incrível, mesmo que nem sempre suas atitudes tenham sido bacanas. Como alguns alunos citam, Lupin é o melhor professor que eles já tiveram. Uma pena ele precisar sair de Hogwarts por causa da boca grande de Snape.

– Não me atrevo, professor! Se eu me sentar, seremos treze! Nada poderia ser mais azarado! Não vamos esquecer que quando treze comem juntos, o primeiro a se levantar será o primeiro a morrer! 

Confesso que esse terceiro livro é um dos meus preferidos. A gente descobre bastante coisa sobre o passado dos pais de Harry e seus amigos. A história do Mundo Bruxo também vai se tornando mais sombria, séria e mais adulta. Podemos sentir que a volta de Voldemort está perto. Lembrando que a narrativa dos livros é feita em terceira pessoa.

Sobre a diagramação do livro, mantenho o que venho dizendo… Eu estou lendo os livros que são do Box com a lombada de Hogwarts. Ele é bem bonito, a capa é soft touch, com uma ilustração linda da capa, o título é mais brilhante e em relevo. Por dentro, que eu já achei um problema. O livro não tem orelha, o que acaba fazendo com que ele fique um pouco mole, com mais facilidade para dar aqueles amassadinhos, sabe? Minha impressão é que é um livro frágil. As folhas são amareladas, mas um pouco finas demais, e dependendo da luz, a gente enxerga do outro lado. Mas, cada abertura de capítulo tem uma ilustração condizente e fica muito fofo! Não comentei ainda, mas a narrativa do livro é em terceira pessoa.

FILME

Dessa vez, não vou me ater muito as mudanças feitas, quero falar mais dos cortes. A única mudança que eu quero comentar é em relação ao Bichento, o animal de estimação de Hermione. No filme, temos a impressão que a implicância dele com o Perebas, o rato de Rony, tem a ver com a relação gato e rato. Mas não é isso. Existe uma senhora explicação para a perseguição de Bichento.

Sobre cortes. Bom, chegou a hora de dizer que essa foi minha primeira decepção no Mundo Bruxo. Não me entendam mal. Eu gosto do filme, é um dos mais bem feitos. Mas muuuuitas coisas importantes foram cortadas.

A maior delas, é toda a parte dos Marotos. Era uma ótima adição para poder entenderem melhor o real motivo da rivalidade de Snape com eles, o porque dele odiar tanto Tiago, que não tem só a ver com o amor por Lillian. Além disso, as partes de Harry descobrindo ser afilhado de Sirius e o momentos em que Harry e Sirius estão cara a cara, tiveram muitos cortes e mudanças. Senti muita falta de diálogos, onde muitas informações do passado são reveladas. Alias, no livro é explicado até porque o apelido de Tiago era Pontas e porque o Patrono do Harry é um Cervo. Coisas que não vemos no filme e é outra coisa emocional para o protagonista e que foi ignorado.

381.JPG

Outra coisa que cortaram e que bate muita tristeza também, é sobre o quadribol. Podemos dizer que o esporte é um tanto quanto desprezado pelos filmes. E nesse é uma grande pena que isso ocorra. No filme, apenas passa o primeiro jogo de quadribol, onde Harry é afetado pelos dementadores. Mas, no livros temos mais treinos, Harry ganhando um vassoura nova – que é a mais potente que existe – e, o mais importante, a Grifinória se torna a campeã da Taça de Quadribol. Sério, não sei como ninguém teve a ideia de colocar esse fato importantíssimo nos filmes. Ainda mais com a ligação de Harry, seu pai e o esporte.

Bom, acho que essas são os maiores pontos que o filme não tras e que irão pertencer apenas a nossa imaginação, o que é uma pena. Mas, temos atores muito bons e que vão ficar marcados para sempre em nossa memória.

Harry Potter sempre ganhará as cinco Angélicas. Afinal, eu cresci com eles, é algo que me marcou e que amo até hoje! Então, até o mês que vem, quando falaremos de O Cálice de Fogo.

CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

 

Anúncios

20 comentários em “Resenha ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – J. K. Rowling’

  1. Olá!!
    Que projeto de leitura mais legal!! Esse ano ganhei um box de Harry Potter e quero muito reler!! Li o último livro há dez anos hahahaha Sua resenha me fez relembrar de alguns pontos da história. =) Espero poder fazer minhas releituras ainda esse ano e claro, rever os filmes! =D
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Andrea. Ai, quis muito fazer esse projeto esse ano. É uma coisa que venho adianta há tempos. Muito bom saber que você relembrou as histórias! Tomara que consiga seguir o projeto também. Beijos

      Curtir

    1. Oi Paula. É um dos que eu mais gosto, mas EdP é o meu favorito também! Estou louca pra reler ele e ver o que sentirei dessa vez rs. Ai, fico muito feliz de saber que gostou da resenha. Beijos

      Curtir

  2. Acredita que foi o primeiro filme que eu assisti da série? E depois disso fiquei viciada… Sobre o livro, ainda não tive a oportunidade de ler justamente esse kkkk, mas super curti sua resenha, abordou vários pontos interessantes. ❤

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gente, acredita que eu nunca li nem um livro do Harry Potter? Eu tentei ler “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, mas a leitura não vingou. Mas enfim, gostei da resenha. Quero dar mais uma chance para os livros e assistir os filmes.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Ingrid. Apesar de gostar do primeiro, sei que ele tem uma pegada mais infantil. Os livros vão evoluindo, conforme os personagens vão amadurecendo.
      Torço para que dê uma nova chance e goste deles.

      Curtir

  4. Sempre tive muita vontade de ler Harry Potter, mas o tempo foi passando e a vontade também. Acompanhei os filmes e gostei muito deles, espero que um dia eu consiga ler essa história que mudou os gêneros literários.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Wanderléa. Espero que você consiga ler sim. Os livros começam de um jeito mais leve e infantil, mas vão amadurecendo junto com eles. E tem vários assuntos que podem nos fazer refletir.

      Curtir

    1. Oi Analu. Os primeiros são mt rápidos de ler. Quando acabo um, fico com uma sensação de vazio rs. Sim! Sinto que se alguns cortes tivessem sido evitados, poderiam render muito mais coisas.

      Curtir

  5. O meu amor por esse livro e filme é gigantesco. Eu conheci Harry Potter pelo terceiro livro, quando minha professora da 4ª série lia todo dia um capítulo pra nossa turma, então ele é muito especial pra mim.
    Eu sou completamente apaixonada pelos Marotos e ainda tenho esperanças da JK lançar um livro contando todas as histórias e travessuras desse quarteto em Hogwarts (please JK, plissss). Senti muita falta da história deles no filme. Tudo que você pontuou, eu concordo. Gostaria que tivesse sido diferente, que não tivessem cortado tantas partes importantes. Mas ainda assim, com todos esses cortes e com toda essa tristeza, ainda é meu filme preferido de toda a saga ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aaaai Lê, que lindo isso da sua professora.
      Quem me incentivou com os livros, foi meu papis mesmo haha
      Eu amo a história dos Marotos. Sei que eles não eram fáceis, mas amo. Queria mt também a história deles, até o momento que o quarteto se rompeu. Meu sonho de bruxinha haha. Cadê a Jô pra resolver isso? Haha

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s