A Hora do Chá: ‘Introdução aos Romances de Época’

Oi gente!! Tem algumas semanas que as meninas desse blog falam muito dos romances de época. Essa que vos fala, passou a ler o gênero há menos de um ano e cada vez mais está se declarando apaixonada pelo mundo das carruagens, aristocracia, chás e apresentações na sociedade rs. Enfim, o amor está tão intenso que decidimos criar uma nova coluna chamada A Hora do Chá.

Todas as quintas-feiras nós teremos um chá marcado para falar de um romance de época que nos deixou apaixonadas. Ao longo das semanas teremos muitos livros maravilhosos para indicar para vocês, mas antes disso que tal falar um pouco sobre o gênero e de como ele é diferente dos romances históricos?

*Os Romances Históricos nasceram em princípios do século XIX. Eles visavam resgatar os hábitos, a linguagem, as leis e as estruturas político-sociais, econômicas, culturais e religiosas de tempos passados. Assim, com esse objetivo, os autores mesclam figuras reais e ficcionais em uma trama geralmente imaginária.

*Os Romances de Época, além de não se importar com datas e nem fazer referências a fatos históricos importantes, ele se preocupa em mostrar como vivia e se comportava um povo em um determinado tempo. A maioria deles destaca a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como: moda, etiqueta social, passeios de charretes ou no campo, jantares, festas, teatros. A fragilidade da mulher, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre as classes sociais, o valor de um título nobre, as intimidades sexuais entre os protagonistas são fatores importantes e estão sempre presentes nesses romances.

Agora que vocês já sabem a diferença entre eles, cada uma de nós, com exceção da Bianca que ainda não veio para o mundo dos espartilhos rs, vai apresentar sua coleção e falar um pouco sobre o porque de gostar tanto assim de romances de época. Bora lá conhecer nossos livros?

*Adriana

Como eu comecei a dizer lá na introdução, eu leio Romances de Época tem menos de um ano. E o engraçado é que Raíssa e eu fomos num evento no início de 2017 que daria uns livros para os participantes e eu lembro de falar que tudo que ganhasse de romance de época, ela poderia ficar por motivos de: credo, eu nunca vou ler romance de época rs Eu conheci e comecei a me apaixonar pelo gênero através do livro Uma semana para se perder da Tessa Dare e a partir dele, eu li tudo que a autora já publicou por aqui e comecei a me aventurar cada vez mais no gênero. Hoje eu tenho essa humilde coleção de livros físicos, além de alguns ebooks da Maya Banks e Julie Garwood, e ao longo das próximas semanas eu falarei deles. Exceto Não me Esqueças da Babi A. Sette, pois já temos resenha dele aqui no Além. Os meus livros da Tessa Dare e a série Perdida da Carina Rissi estão empacotados, então não aparecem nessa foto, mas não se preocupem porque vamos falar deles por aqui.

29214700_1634539663333584_3591580549178720256_o

*Anna

Eu li muitos poucos livros de época na minha vida. Uns 4, 5, contando com a série Perdida da Carina Rissi que é meu xodó total. Esse ano quero mudar isso e entrar de vez nesse universo que me passa uma sensação de ser mágico e encantador, com todos os costumes e tradições que são um dos motivos que me atraem mais. Eu sempre vejo, tanto as meninas aqui no Além como outras amigas minhas, surtarem com cada livro de época lido e me indicarem com tanta paixão que eu não podia deixar de conferir o que tanto estou perdendo. E tenho certeza que estou perdendo várias leituras maravilhosas e sei que vou amar compartilhar com vocês toda essa descoberta. E nada melhor que Julia Quinn para começar, não é mesmo ?! Não sei explicar o motivo de não ter lido ainda os livros dela mas chegou o momento. Na foto – que minha amiga Kalinca, uma das apaixonadas por esse gênero, tão gentilmente organizou para mim. Thanks Kat ❤ – vocês podem ver as séries que pretendo resenhar.  Estou animada e espero que vocês nos acompanhe !!

29196992_1205050219625942_865794634402496512_o (1)

*Letícia

Bom, meu amor por romances de época começou quando eu tinha uns 13 anos, quando ganhei de uma tia muito querida aqueles livros de bolso que costumam vender em bancas de jornal. Li um e não consegui parar mais. Sempre que eu ganhava dinheiro do meu pai ou da minha vó, ia na primeira banca que encontrava pra comprar um livro novo. Até que descobri que nos sebos da vida, o preço desses livros giravam em torno de dois a cinco reais e aceitavam até troca entre eles. Se eu surtei? Parecia que eu tinha recebido a carta de Hogwarts. Então, toda semana, eu ia no sebo perto do meu curso trocar meus livros, parecia até locadora (aaaah que saudade!). Uma das minhas autoras preferidas dessa época é a Hannah Howell. Por isso, vou trazer pra vocês a série Clã Wherlocke, um dos xodós da minha estante, que eu não canso de ler e reler sempre que posso.

IMG_20180313_131151_997

*Raíssa

Já eu, comecei na vida de leitora de romance de época com a série Perdida, da Carina Rissi. É impossível não se apaixonar pelo mundo de época ali, ainda que ele tenha muitos elementos do nosso século, com as peripécias de Sofia. Depois disso, vinha alimentando a vontade de comprar os livros da Julia Quinn, coisa que ainda não fiz – acreditem, ainda não li um livro dessa mulher, deixo me julgarem! Como a Dri citou ali em cima, foi num evento que fomos no início de 2017 que tive a oportunidade de começar a me aventurar mesmo nesse mundo. Comecei com Codinome Lady V, que já tem resenha AQUI e depois por Um Amor Para Lady Johanna, que também tem resenha AQUI. Agora vou trazer mais resenhas pra cá, inclusive da série Perdida, que me introduziu ao amor pela época. Minha coleção ainda é modesta, mas tenho mais livros a caminho. Uns que comprei naquela promoção maaaravilhosa do dia das mulheres e outros em pré venda. E ai, fico na ansiedade de amar cada vez mais e ter mais livros desse gênero.

372.JPG

0ee4a71848a3120e2269d041d11eb0b0

Então é isso, quais livros vocês estão mais ansiosas para ler as resenhas? Quais deles vocês já leram? Fiquem atentas porque eu volto na próxima quinta-feira com o nosso primeiro livro em A Hora do Chá. Até lá ❤

18 comentários em “A Hora do Chá: ‘Introdução aos Romances de Época’

  1. Eu ainda não li nenhum, sou doida para ler a série Perdida, mas estou esperando encontrar um precinho mais acessível para o meu bolso.(rs) Amo a Carina e tenho certeza que vou amar a série também. Hora do Chá aprovadíssima. Vocês são 10 meninas!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Eu adoro romance de época e histórico, e achei a ideia de ter um dia dedicado a este temas incrível, este mês peguei um da Marina Carvalho “Amor nos tempos do Ouro”.
    Vou ficar atenta para acompanhar as postagens.
    Beijos

    Curtir

  3. Muito legal essa coluna nova! Teho certeza que vou curtir muito (como tudo deste site).
    O destaque do post, a meu ver, foi a introdução belíssima e simples que vc fez explicando os tipos de romance… Bem, nunca mais vou confundir um romance de época com um histórico, rsrsrs.
    Ate quinta que vem!!!

    Curtir

  4. Oi meninas, tudo bem? Cada semana é incrível acompanhar a hora do chá no blog de vocês. Com relação aos romances de época confesso que faz pouco tempo que comecei me interessar. Pra falar a verdade a primeira vez que fiquei curiosa por mais detalhes foi naquele filme A casa do lago com a Sandra Bullock. Lembram do livro Persuasão que ela esquece no trem? Pois é, foi ali que comecei ir atrás de livros desse gênero. Aqui em casa não tenho muitos livros físicos, mas tenho vontade de comprar alguns da jane austen e também da julia quinn. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    Curtir

  5. Olá, meninas!
    Devo confessar que não leio livros históricos. Não tanto quanto vocês, a não ser os clássicos de tempos antigos (Madame Bovary, Orgulho e preconceito…).
    Mas quando mais novo costumava ler muuuuuito aqueles romances de época vendidos em bancas de revistas, da Nova Cultural, Sabrina, etc. Li tanto que hoje não tenho tanta vontade de ler, com exceção dos livros da Júlia Quin.

    – Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    http://www.vidaeletras.com.br

    Curtir

  6. Sempre que penso em romances me vem à Julia Quinn na cabeça… Nunca li nenhum romance de época e leio pouquíssimos romances, e uma das minhas metas e ler mais livros e graças ao seu post decidi ler um romance 😍

    Curtir

  7. Confesso que NUNCA li nenhum romance de época, mas morro de vontade sabe? Tem vários na minha #tbr desse ano mas até agora nenhum… Mas seu post me fez querer ler… por qual começar essa e a questão kkk

    Curtir

  8. Confesso que NUNCA li nenhum romance de época, mas morro de vontade sabe? Tem vários na minha #tbr desse ano mas até agora nenhum… Mas seu post me fez querer ler… por qual começar essa e a questão kkk

    Curtir

  9. Nossa tudo que estava procurando, indicações maravilhosas de romances de época, estou escrevendo um e pesquisando muito para ficar máximo fiel a época que quero retratar. Além disso quero ver como são para outros autores. Ótimo poste! Bjão

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s