Resenha ‘Harry Potter e a Câmara Secreta – J. K. Rowling’

Oi ooooi gente! Em janeiro, contei para vocês que estou num reprojeto de leitura de Harry Potter e que leria um por mês. Então traria a resenha do livro, mas com um comparativo com o filme. Depois de Harry Potter e a Pedra Filosofal, agora é hora de falar do segundo livro e do segundo filme. Mas, antes de falar mais sobre Câmara Secreta, vamos a sinopse do livro, lembrando, que a edição que estou usando para as resenhas são as que vem no box com a lombada de Hogwarts.

O segundo ano de Harry na escola de Hogwarts está cheio de novos perigos e horrores, incluindo um professor completamente metido chamado Gilderoy Lockhart, o espírito de uma garota chamada Murta que Geme, que assombra o banheiro das meninas, e a embaraçosa atenção da irmãzinha caçula de Rony, Gina.
Mas tudo parece pequeno quando um problema de verdade aparece e alguém – ou alguma coisa – começa a petrificar os aluno de Hogwarts. Será que foi Draco Malfoy, que anda ainda mais venenoso que o normal? Será que foi Hagrid, cujo passado misterioso começa a vir a tona? Talvez tenha sido o suspeito número um que toda a escola… o próprio Harry Potter!

Livro

O livro começa com uma amostra das terríveis férias de verão que Harry passa na casa dos Dursley. Só que dessa vez, esta ainda pior. Eles trancaram tudo o que lembra a escola em um armário e na noite em que o menino completa 12 anos, a família irá receber possíveis sócios e mandam Harry para o quarto, fingindo que ele não existe.

Só que Harry recebe uma visita inesperada. Dobby, um elfo doméstico vai ao encontro de Potter, para avisar que grandes perigos o esperam, caso retorne a Hogwarts e pede para que ele prometa não ir. O problema é que Harry não aceita e Dobby começa a aprontar, para chamar atenção dos tios e deixar Harry de castigo. E isso daria certo, se não fosse Rony, Fred e George irem ao resgate de Harry com um carro voador, para levá-lo para A Toca, a residência dos Weasley.

Depois de passar o final das férias na casa da melhor família que já conheceu, Harry se prepara para embarcar na estação 9 3/4 (que no livro ficou como 9/2), mas quando ele e Rony tentam atravessar o portal, ele esta fechado. Então, com medo de perder o ano letivo, eles decidem embarcar no carro voador.

O ano letivo começa, Harry se reúne com seus amigos, treina para o quadribol e tem suas aulas, mas os perigos começam a serem apresentados quando voltando de uma festa, Harry, Rony e Hermione se deparam com Madame Nor-r-ra – a gata do zelador Filch – pendura e petrificada, além do recado que a Câmara Secreta foi aberta e que os inimigos do Herdeiro precisam tomar cuidado. Então, uma onda de medo começa a tomar conta dos alunos de Hogwarts. Especialmente, sob os que são filhos de pais trouxas – que não são bruxos.

– Há uma trama, Harry Potter. Uma trama para fazer coisas terríveis acontecerem na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts este ano – sussurrou Doby […]

Claro que o trio de amigos suspeitam que o herdeiro seja Draco Malfoy, principalmente, depois que sabem que a câmara já foi aberta antes. Então, associam a primeira vez a Lucio Malfoy – pai de Draco -, e agora a ele.

Mas, ao tomarem uma poção chamada Polissuco – que permite que quem a toma se passe por outra pessoa -, eles se passam por amigos de Draco e descobrem que não é ele o herdeiro de Salazar Slytherin e nem seu pai. Que a câmara foi aberta 50 anos antes e, daquela vez, conseguiu matar um garota.

369.JPG

Alguns alunos suspeitam que Harry que seja o real herdeiro e isso é reforçado quando, durante um duelo com Draco, descobrem que Harry é um ofidioglota – pessoa que consegue falar com cobras -, um dom que poucos bruxos possuem, entre eles o próprio Slytherin e Voldemort. E os ataque continuam a acontecer.

Durante uma ida ao banheiro da Murta que Geme – uma fantasma – Harry encontra o diário de Tom Riddle. Através desse diário, de alguma forma, Harry e Tom se comunicam e Riddle o leva para a primeira vez que a Câmara foi aberta e que foi Hagrid que levou a culpa por isso e, por isso, foi expulso da escola. Devido ao passado de Hagrid, ele é levado preso pelo Ministério da Magia e Dumbleodore é afastado do cargo de diretor.

– […] você vai descobrir que só terei realmente deixado a escola quando ninguém mais aqui for leal a mim. Você também vai descobrir que Hogwarts sempre ajudará aqueles que a recorrerem.

Quando Hermione é atacada pelo animal da Câmara, além das suspeitas de que Harry seria o herdeiro caírem por terra, o desespero toma conta da escola de novo. Os ataques precisam parar antes que mais um aluno seja morto, como no passado.

E vai ser através de uma dica de Hagrid e da grande descoberta de Hermione antes de ser petrificada, que Harry e Rony irão descobrir qual animal esta envolvido nos ataques. E quando eles estão prestes a revelar aos professores, descobrem que uma aluna foi levada para dentro da câmara.

Vai ser dessa maneira, que Harry e Rony precisarão encontrar a câmara, salvar a aluna e descobrir quem é o verdadeiro herdeiro de Slytherin e que esta causando pânico por toda Hogwarts, antes que a escola precise ser fechada. Além disso, Harry irá provar o quanto ele é leal não só a escola, mas a sua Casa Grifinória e a Dumbleodore.

Sobre os personagens, Harry, Rony e Hermione continuam o trio de amigos mais incríveis que conhecemos. Suas personalidades se completam, assim como suas habilidades. Harry é um menino que sofreu abusos psicológicos durante boa parte da infância e que esta descobrindo um lado bom de viver, principalmente junto de Rony e sua família. Não só Harry adota os Weasley, como os Weasley adotam o Harry. Eles são uma família exemplo para o menino que cresceu sem nenhum afeto. Já Hermione trás um pouco mais de maturidade para o trio, com sua inteligência, esperteza e até sua tendência a seguir mais regras, com medo de que eles possam sofrer uma consequência mais dura.

Mais do que qualquer outra coisa em Hogwarts, mais até do que do jogo de quadribol, Harry sentia falta de seus melhores amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.

Dos personagens novos, não tem como não amar o Dobby. Mesmo que ele tente salvar Harry dos jeitos mais malucos e perigosos, seu desejo é ver o menino em segurança. Principalmente, porquê devido a família a qual pertence, ele sabe das armações feitas para prejudicar o menino e até mesmo seus amigos e a escola. No final, Harry retribuirá esse carinho todo com a forma mais incrível possível.

Na parte dos professores, a novidade é o Gilderoy Lockhart, o novo professor de defesa contra as artes das trevas. Ele é um bruxo famoso, com diversos livros escritos. O problema, é o que ego dele é maior que o planeta, e ele acaba fazendo com que tudo gire ao redor dele e de seu conhecimento, que cada vez se prova menor do que ele diz. Lockhart irá entrar na Câmara junto com Harry e Rony e revelará alguns segredos para os dois alunos e sofrerá algumas consequências por seus atos.

E teremos a Murta que Geme, a fantasma de uma garota que habita um dos banheiros da escola e que estará junto do trio em algumas aventuras e ajudará Harry a encaixar peças sobre o mistério da Câmara Secreta.

370.JPG

Sobre a diagramação do livro, mantenho o que disse na resenha do primeiro livro… Como disse lá em cima, eu estou lendo os livros que são do Box com a lombada de Hogwarts. Ele é bem bonito, a capa é soft touch, com uma ilustração linda da capa, o título é mais brilhante e em relevo. Por dentro, que eu já achei um problema. O livro não tem orelha, o que acaba fazendo com que ele fique um pouco mole, com mais facilidade para dar aqueles amassadinhos, sabe? Minha impressão é que é um livro frágil. As folhas são amareladas, mas um pouco finas demais, e dependendo da luz, a gente enxerga do outro lado. Mas, cada abertura de capítulo tem uma ilustração condizente e fica muito fofo! Não comentei ainda, mas a narrativa do livro é em terceira pessoa.

– […] São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que nossas qualidades.

Nesse livro, alguns problemas de tradução que eu havia apontado, foram resolvidos. Os criadores da casa tem seus sobrenomes mantidos em inglês, como o próprio Salazar Slytherin. Outro citado é o Godric Gryffindor. Mas, outros nomes como o de Duda e tio Válter continuam igual. Mas, confesso que todos os nomes modificados, o que eu nunca irei entender ou perdoar é o fato de James ter virado Thiago. Mas enfim…

Filme

Assim como A Pedra Filosofal, A Câmara Secreta também é um filme bem fiel aos livros. Poucas alterações foram feitas e as que tiveram, foi para dar mais agilidade as cenas em si. Uma das alterações são algumas aulas que demoram menos a acontecer durante o filme, Harry e Rony tentando escapar da Floresta Proibida e até uns momentos na Câmara Secreta, que apesar de terem no livro, no filme foram um pouco alteradas. O mais diferente entre livro e filme é o final. No livro, podemos ver os personagens de volta a estação de trem. Já o filme termina com um grande banquete em Hogwarts e com uma espécie de homenagem ao Hagrid.

Sobre cortes, não tem muitos. Dois de destaque são quando Harry chega no Beco Diagonal através de Pó de Flu e vê Draco e seu pai em uma loja, fazendo negociações suspeitas. E o outro são as interações de Harry com alunos de outras Casas, principalmente quando existe a suspeita de que ele é o herdeiro de Slytherin.

371.JPG

Uma coisa que não falei na primeira resenha, é o quanto os fantasmas das casas não aparecem, principalmente o Nick Quase Sem Cabeça, fantasma da Grifinória, que apesar de aparecer um pouco no filme, nem se compara com a participação que ele tem no livro. Além de Pirraça, um poltergeist, que apronta todas pela escola.

Como já disse, sempre darei cinco Angélicas para os livros do Harry Potter. Eu cresci com eles, é algo que me marcou e que amo até hoje! Então, até o mês que vem, quando falaremos de Prisioneiro de Azkaban.

CLASSIFICAÇÃO 5 ANGÉLICAS

42 comentários em “Resenha ‘Harry Potter e a Câmara Secreta – J. K. Rowling’

  1. Oi, tudo bem?
    Já disse que sou muito apaixonada por Harry Potter? Eu sou muito apaixonada pelo mundo criado pela JK Rowling, apesar de nunca ter lido os livros, fico muito feliz em saber que este também não foi muito alterado no cinema. E ainda que tenha acontecido uma ou outra alteração sempre são detalhes que no final das contas não faz muita diferença pro resultado final ❤
    Parabéns pela resenha! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Luna! Ser apaixonada por HP e o Wizard World é a coisa mais incrível! Tomara que sinta vontade de ler os livros ainda, vai ver como tem coisas incríveis e que a telona não nos passou. Obrigada!

      Curtir

  2. Ai cara, que nostalgia maravilhosa!!!!
    O primeiro filme que eu vi de HP foi esse e eu tenho um carinho enorme por ele. É o ultimo filme da saga que não tem cortes gritantes e eu queria que todos os outros seguissem a mesma linha, mas sqn!!
    Um amor gigante por essa série que marcou minha vida ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Lê! É uma nostalgia mesmo, né?! Conforme vou relendo, da uns apertos no coração. E sim, é o último com esse ponto positivo. A decepção começa em Prisioneiro de Azkaban. Um amor gigantãaao!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Sim! Mas Prisioneiro de Askaban ainda consegue ser meu filme preferido, acredita?
        Mas tiraram tantas coisas importantes, que dá até um aperto no core mesmo.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Sério? Eu gosto dele, mas não consigo. Eles tiraram muitas coisas, principalmente sobre os Marotos e que fez falta. Eu acho que o meu preferido, com tudo por tudo, é a Ordem da Fênix, mesmo querendo estapear o Harry e sua TPM hahaha

        Curtido por 1 pessoa

      3. Harry e sua TPM HAHAHHAHAHHAHA adorei! Ele tá bem estressadinho no Ordem da Fênix mesmo kkkkkk

        Mas olha, nem eu sei porque eu amo esse filme, mas amo kkkk

        Curtido por 1 pessoa

      4. Menina, mas sabe que eu entendo um pouco ele? Kkkk
        To relendo esse, no momento, e achei que ia me irritar. Mas eu me pego querendo gritar junto com ele HAHAHAHAHAHA

        Curtir

    1. Oi Alice! Ai, é sempre uma delícia mesmo! E nostalgico.
      Eu confesso que até amo os filmes, mas uns… sinto vontade de gritar de frustração. Mas to sempre vendo hahahah

      Beijos.

      Curtir

  3. Olá!

    Gosto tanto do universo de HP, e também li esse recentemente. Não chega a ser meu favorito, mas me envolvi demais nos mistérios sobre a Câmara secreta.
    E nem pensei em fazed comparativo com o filme! Mas vou assistir até o volume em que parei, para refrescar a mente rsrs

    Abraço!
    lupiliteratus.blogspot.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Fabio! O Wizard World todo é fascinante. Também não é meu preferido não, por sinal, acho que é o que eu menos gosto dos 7 livros haha. Mas ficava tentando adivinhar quem era o herdeiro. Veja com os olhos de leitor, é legal. Pelo menos até esse haha
      Beijos

      Curtir

  4. Olá! Acredita que eu nunca tinha lido Hp e nem assistindo os filmes? Pois é comecei a ler os livros no fim do ano passado e comprei esse mesmo box que você que alias é lindo mesmo! A diagramação é muito fofa. mas concordo com você sobre não ter orelhas e isso ter deixado a capa frágil. Li recentemente “A camara secreta” e assisti o filme e concordo com tudo que você disse.
    Alias, ótima resenha!
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Jaque! Ai, que bom que começou a ler. Sempre é incrível esbarrar com pessoas que estão se rendendo. A diagramação é demais de linda. Mas ai, triste isso da capa/orelha. Obrigada! Beijos.

      Curtir

  5. Velho, q saudades, meu Deus! Poxa, ler esta séria do Harry é muita nostalgia e uma oportunidade única de rever de forma crítica nosso bruxinho! Poxa, muito obrigado por me ajudar a reviver cada momento dessa leitura deliciosa. Simplesmente, inesquecível, o Harry e esta série do blog.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ai, dá uma saudades mesmo, né!? É uma nostalgia total, uma volta ao passado real. E como você disse, de forma mais crítica, até porque já estamos maiores. Obrigaada Luca! Beijos.

      Curtir

    1. Aaaaai, é muito nostálgico, né, Dri?! Faz parte da vida de tanta gente, é incrível pensar nisso! E aaaaai, tãos lindas, né?! Não vou ser modesta hahaha
      Beijos.

      Curtir

  6. Oi, Raissa!
    Menina nem creio que eu apenas assisti aos filmes e você está relendo HP.
    Acredite nunca li os livros, tudo oque sei vem dos filmes, inclusive foi impossível ler sua resenha e não ver flashes dos filmes. Aquele momento de Harry com aquela família ridícula, quando o elfo chega (me parte o coração lembra da morte dele até hoje), a menina que geme (rio demais com ela, principalmente na cena em que entra na piscina com Harry). Muito legal relembrar. E sim, a amizade entre Harry, Rony e Hemione é uma das mais lindas.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://www.vidaeletras.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Diego! Ai, eu estava querendo reler há séculos! E acredito sim, conheço muita gente que só viu oa filmes, mas sei que amam tanto quanto quem leu os livros. Mas, recomendo a leitura também. Tem momentos incríveis e que acabaram não indo pras telonas. E ai, passam os flashes mesmo. E Dobby… é uma das mortes pelas quais não perdoo a Jô rs.

      Beijos.

      Curtir

  7. Oi Raíssa, tudo bem?

    Estou adorando acompanhar esse seu projeto de Harry Potter, pois sempre fico me coçando para ler os livros e conhecer esse universo. Vou começar a ler esse mês, um por mês e espero ser tocada pela magia. Adorei a sua resenha e o livro parece ser bem movimentado, coisa que adoro, o dinamismo é tudo em um livro. Quanto a adaptação, sempre vai haver pequenas mudanças, ainda bem que nesse caso não foram drásticas!

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Alice! Ai, que bom que você esta gostando de acompanhar! E fico feliz de saber que você também irá ler eles. Acho que um por mês, ainda tras um gostinho de espera que a gente teve no passado.
      Beijos.

      Curtir

  8. Esta é umas das mais importantes sagas literárias, a gente nunca cansa de comentar de reler e resenhar as obras de J. K. Rowling e sua resenha ficou muito bem construída e elaborada de uma forma que é impossível não darmos um grandioso parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oi, Raíssa!

    Li esse livro mês passado (como você, estou lendo um a cada mês, só que no meu caso é a primeira vez) e fiquei ainda mais apaixonada pelo universo de HP. Cara, como estou arrependida de ter demorado 21 anos para começar a lê-los!

    Agora, falando da resenha, eu concordo contigo 100% que o Dobby é um chuchu de personagem! Nossa, como eu queria abraçá-lo e colocá-lo em um potinho! Mesmo que eu me irritasse com a forma exagerada com que ele resolvia as coisas, não consegui não me apegar a esse elfinho encantador. O extremo oposto aconteceu ao Gilderoy, cujo nariz eu queria torcer a cada três segundos. Tive honesta vontade de pular certas partes em que ele aparecia só pelo ranço que tomei HAHAHAHAHA’

    Enfim, Harry Potter é o tipo de leitura que eu acho que todo mundo devia fazer pelo menos uma vez na vida. Embora à primeira vista pareça uma leitura infantil, encontrei temas lá dentro que tocam muito mais profundamente um adulto do que uma criança. J. K. Rowling foi muito feliz ao criar esse universo maravilhoso de tantas formas diferentes.

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Letícia! Ai, to apaixonada por esse comentário.
      Acho que independente do tempo, é bom ler. Os livros vão amadurecendo com o tempo e, como você disse, tocam em assuntos que nos fazem refletir. Acho que esse é até um dos motivos para a releitura. Quero ver como a Raíssa de 25 vai interpretar coisas que a Raíssa de 11 leu.
      E aaaai, Dobby é um amor. E o amor por ele vai aumentar! Beijos.

      Curtir

  10. Olá !
    É realmente muito bom esse filme ,
    Ainda mais que nunca assisti um filme tão
    Maravilhoso assim .
    Apesar que sua resenha esteja bem escrita ,
    Só assisti esse filme porque começou um projeto na escola .

    Curtir

Deixe um comentário