Resenha ‘A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa – Nicola Chalton e Meredith MacArdle’

Oi ooooi gente! Hoje eu trouxe uma resenha um pouco diferente! Estamos acostumadas a trazer livros de ficção dos mais variados gêneros – especialmente romance, porque aqui somos todas viciadas no amor -, mas hoje vamos falar sobre uma parte real da história. Vamos falar mais especificadamente sobre o século XX. Mas, vamos a sinopse primeiro…

A História do Século 20 para Quem Tem Pressa é um guia acessível para 100 anos de história moderna. Enormes avanços na ciência e na tecnologia — estimulados por exigências do comércio internacional e conflitos armados sem precedentes — resultaram no surgimento de aviões, automóveis e antibióticos que salvam vidas. Desde a queda do Império Britânico até a era nuclear, desde os avanços pioneiros nos direitos civis até a internet, o ritmo e o alcance do progresso e das mudanças foram extraordinários. Nicola Chalton e Meredith MacArdle relatam os impressionantes eventos de um século diferente de todos, identificando as figuras-chave e os momentos decisivos desse notável período da história. Em ordem cronológica, informações básicas sobre duas guerras mundiais, a criação das vacinas, a conquista da Lua, o fenômeno da globalização, a revolução digital, o perigo do aquecimento global… e muito mais em linguagem de fácil entendimento e com mapas ilustrativos para o leitor que deseja conhecer melhor o mundo em que vivemos.

Bom, a gente sabe que muuuuitas coisas aconteceram no século XX – inclusive o primeiro grande boato do fim do mundo -, e é muita coisa para gravar. Pensando nisso, as autoras Nicola e Meredith, fizeram um apanhado das principais informações e colocaram nesse livro.

Nenhum outro século jamais presenciou um desenvolvimento tão rápido e disseminado, não só científico e tecnológico, como também social, político, econômico e filosófico.

E bom, porque não estudar ou relembrar fatos importantes da história do mundo, mas de uma forma mais leve e sem aquela obrigação de material escolar? É o que encontramos aqui. O livro é divido em nove capítulos, que vão desde a transformação do velho mundo, passando pelas duas Guerras Mundiais do século, fim do colonialismo, Apartheid, Guerra Fria, divisão das Coréias, criação da União Européia, reuniões globais, o boom da cultura pop, o surgimento da internet e o mundo nos anos 2000.

350.JPG

Como sempre amei história na minha época escolar, foi ótimo dar de cara com esse livro. As autoras trazem uma escrita clara e objetiva e cumprem o papel de fazer um bom resumo de tudo o que ocorreu no século passado e que culminaram em grandes mudanças pelo mundo.

Os fatos são narrados de forma cronológica e bem separados dentro dos capítulos, além de ter mapas que auxiliam no entendimento de algumas partes. O livro resume 100 anos em 200 páginas, mas não de uma forma que faça com o que o leitor perca o interesse no assunto. As autoras apresentam um guia prático e rápido dos principais pontos, de forma que sacia a curiosidade sobre o tema.

Se pudesse destacar minhas partes preferidas, seriam as partes que falam sobre a Grã Bretanha – porque vocês bem sabem que sou apaixonada pela história de lá -, a forma como eles apresentaram a cultura pop, onde eles citam filmes, bandas e livros famosos. A parte da Guerra Fria, que é outro lado da história que sempre amei e o final, que é quando chegamos mesmo no Ano 2000 e chegamos ao final do século.

Sobre a diagramação, achei o trabalho da editora bem legal. A capa é bem bonita e trás diversas personalidades marcantes do século, as letras são grandes e o espaçamento é ótimo para a leitura. O que pode pecar um pouco são as folhas brancas, que em determinado momento, cansam as vistas. Mas não tira o lado bom do trabalho.

351.JPG

Esse livro faz parte da coleção “História para quem tem pressa” e esse já é o quinto. Tivemos sobre a História do Mundo, que foi um resumo de 5 mil anos em 200 páginas. História do Brasil, dos bastidores do descobrimento à crise em 200 páginas. História da Mitologia, do olho de hórus ao minotauro em 200 páginas. E por fim, História da Ciência, de Galileu a Stephen Hawking em 200 páginas. O diferencial dessa coleção é justamente ter apenas 200 páginas mas passar todas as principais informações.

O século 20 trouxe segurança e democracia para muitas pessoas e, em alguns países, um padrão de vida que sequer poderia ser sonhado por nossos ancestrais do século 19.

Acredito que, não só esse livro, mas toda a coleção pode ser de ajuda bibliográfica para trabalhos, principalmente para quem ta no colégio. E até uma forma mais tranquila de auxiliar os estudos.

Isso não foi bem uma resenha, mas uma super indicação para quem tem pressa para informações e não quer perder a chance. História para quem tem pressa ganha quatro Angélicas.

CLASSIFICAÇÃO 4 ANGÉLICAS

26 comentários em “Resenha ‘A História do Século 20 Para Quem Tem Pressa – Nicola Chalton e Meredith MacArdle’

  1. Nossa!! Super me interessei pela coleção, adoro história e se não for contada de uma forma maçante então, mais motivos para se apaixonar! O século XX é marcado por uma grande transição e é encantador – apesar de eu adorar a história antiga, mitológica e medieval. Adorei a dica, obrigada! ❤️

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu adorei a indicação. É uma coleção muito legal para se ter em casa. Os dois que mais desejei é esse que vc resenhou e o que fala sobre mitologia, que é um tema que também me fascina. Acho muito legal a ideia de trazer temas de uma forma mais ágil e direta, diferente da forma maçante que nos era passado na escola.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá, tudo bem?

    Não tinha conhecimento sobre esse livro, mas já gostei de conhecê-lo. Também fui uma jovem que adorava história no colégio, pois sempre conseguia viajar nas guerras e acontecimentos. A ideia do livro é muito bacana e parece-me que os autores a trabalharam muito bem. Com certeza vai para a minha lista de desejados, além de ser uma ótima dica para estudantes. Adorei!

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oie! Realmente a resenha dessa vez foi de um livro bem diferente e eu amei a dica! Sempre gostei de história na escola mas ficava confusa por não conseguir colocar tudo numa ordem cronológica então adorei esse ponto no livro que você resenhou! Com certeza vou pesquisar mais sobre a coleção, já quero ela haha

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Ritchelly! Sim. Acho que a cronologia da história é algo que pode nos deixar malucas haha, mas esse livro ajuda muito nesse ponto. Tomara que goste! Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s