Resenha: ‘E se for você? – Rebecca Donovan’

“– Você nunca teve um impulso de fazer alguma coisa só porque é divertido?”

Sem mais delongas, meu escolhido de hoje é um livro super intrigante. Eu comecei a ler sem muitas expectativas, pois tinha lido algumas resenhas falando que era confuso. Confesso que a leitura me prendeu. Eu estou falando de um dos últimos lançamentos da Globo Alt, “E se for você?” da Rebecca Donovan. Pra quem não conhece o trabalho dela eu super indico que vocês procurem a trilogia Breathing, pois é maravilhosa de diversas maneiras.

Vamos a sinopse?

“Da autora best-seller Rebecca Donovan, uma história que prova que existe uma segunda chance para o amor.
Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai.
Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano.
Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida.
Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa.
Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?”

Antes de tudo eu quero falar dessa capa. Antes do livro ser publicado por aqui, a editora colocou duas capas para votação. Eu votei na capa número 1 porque tinha achado linda. Se eu já conhecesse a história na época da votação talvez meu voto tivesse sido na outra capa. A capa número 2 é muito significativa para a história.

13319965_917696991672815_8006239639194262296_n

O livro é narrado por três personagens: Cal, Nicole e Richelle. Basicamente é narrado por Cal, mas Richelle e Nicole narram passagens do passado para que possamos entender o presente. Confuso né? Na verdade não é. Esses pequenos trechos do passado nos fazem entender muito do presente. Nos faz querer saber se Nyelle realmente é Nicole. E se for porque quis esquecer sua antiga vida.

Pelo livro ser narrado quase todo na perspectiva de Cal você imagina que a história é sobre ele, mas não é. O livro conta a história de quatro amigos de infância que se afastaram num determinado momento da vida. Quando Cal narra à história ele fala dessa amizade e também das meninas que ele amou. Elas são Nicole e Richelle, ou seja, as outras duas personagens que narram os pequenos Flashbacks.

“Ela continua me deixando confuso em todas as conversas que temos. Mas essa garota me deixa feliz. Frustrado, também. Mas sobretudo feliz. E por isso vou aproveitar cada segundo que tenho com ela”.

Cal sempre foi apaixonado pelas duas amigas, mas ele acabou namorando Richelle. Nicole nunca disse que gostava dele também, pois Richelle mesmo menina sempre demonstrou que queria se casar com Cal um dia. Ele acaba perdendo seus dois amores de uma vez só. Richelle se muda para outra cidade com a família e Nicole se distancia dele e Rae, a outra amiga que formava o quarteto. Isso acaba afetando todos os seus próximos relacionamentos amorosos.

Quando Cal vê Nyelle pela primeira vez na universidade é muito óbvia as semelhanças físicas entre ela e seu grande amor de infância. Os incríveis olhos azuis ainda existem nesta garota, mas ela não é nada como Nicole e cada vez Cal se sente mais atraído por essa pessoa que pode ou não ser Nicole. Cal quer ficar próximo de Nyelle, pois acredita que ficando perto dela é como se estivesse perto de Nicole.

“Claro que está se divertindo! Estamos andando de trenó numa nevasca usando roupas de casamento. Como é que não poderia estar?” – Nyelle

Aos poucos Cal vai conhecendo Nyelle e com isso tirando suas conclusões se as duas meninas são a mesma pessoa. E se você tivesse uma segunda chance de conhecer alguém pela primeira vez? ‘E se for você?’, é um livro sobre amizade, amor e perda, mas principalmente é sobre como descobrir a sim mesmo. Como ser feliz independente das expectativas que as outras pessoas criam sobre você.

É praticamente impossível não gostar dos personagens. Cal sempre doce e paciente. Rae sendo sempre aquela amiga despojada e com uma amizade quase maternal, principalmente com Cal. Nicole sendo leal a todo custo. Richelle sendo livre e sempre vendo a vida de maneira bela.

O livro tem uma capa linda, uma diagramação simples e páginas amarelas que facilitam a leitura. No final de uma leitura que comecei sem muitas expectativas, Rebecca simplesmente me surpreendeu e conquistou com mais uma de suas histórias muito bem escritas e construídas. Pode parecer confusa, mas ao pouco você vai entendendo os personagens.

“- Adoro olhar as estrelas. – A voz dela está baixa e distante como uma lembrança. – Elas podem levar a dor embora, se a gente deixar. E quando o sol nasce, a tristeza desaparece.
Quando olho para as estrelas no céu, não consigo deixar de pensar que é muita dor.”

NOTA DA AUTORA:
“’E se for você?’ é uma história sobre amor, perda e amizade. Acima de tudo, fala sobre as segundas chances. Sobre reconhecer aqueles momentos na existência em que uma decisão pode mudar o curso da sua vida. Abrace esses momentos. Viva cada dia sabendo que existe a opção de torná-lo melhor. Você pode começar de novo… todos os dias. O importante é pensar em sua felicidade e ser exatamente quem você deveria ser. Seja feliz.”

17806734_1293828164071404_768513104_n

***Repostando Resenha de 1º de junho de 2016***

Anúncios

2 comentários em “Resenha: ‘E se for você? – Rebecca Donovan’

  1. Oie,gostei do personagem Cal assim que comecei a ler sua resenha.
    E será que a Nicolle e a Nyelle são a mesma pessoa?
    Fiquei muito curiosa!
    Gostei da trama por falar sobre amizades.São sempre importantes.

    Ah! As duas capas estão lindas.Eu ficaria em dúvida quanto as escolhas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s