Resenha: ‘Tudo ou Nada – Jim e Rachel Britts’ 

Oiiiiii pessoal!! Olha eu de volta com mais uma resenha. O livro da vez é o terceiro da trilogia “Para Salvar Uma Vida”. Como expliquei na resenha de ‘A Escolha de Jake’ (se não faz ideia do que estou falando Clique Aqui), ganhamos o segundo e o terceiro livro da serie no evento da Aliança dos Blogueiros do RJ. Mas vamos ao que interessa.

Primeiro, confere a sinopse de ‘Tudo ou Nada’.

Sinopse: Jake Taylor e Amy Briggs planejaram passar toda a vida juntos. Porém a traumática perda do melhor amigo de infância de Jake, durante a passagem para o Ensino Médio, despertou reações em cadeia, virando suas vidas de cabeça para baixo.
Separados por milhares de quilômetros enquanto buscavam a realização de seus sonhos na faculdade, Jake e Amy encontram seus próprios caminhos em diferentes direções. Enquanto Jake vive suas fantasias de jogar basquete na faculdade pela Universidade de Louisville, Amy começa a descobrir o formidável chamado que existe dentro de si e aguça os sentidos por sua nova paixão. Jake perde o foco no seu relacionamento íntimo com Deus, depois desperta e percebe que precisa realizar drásticas mudanças para voltar ao caminho certo, além de outras coisas que merecem prioridade em sua vida.
Enquanto concluir a faculdade paira no futuro e suas vidas parecem um loop de giros e reviravoltas, há uma coisa que os prende: o passado que têm em comum. Quando o sonho de estarem juntos parece impossível, eles são desafiados à mais bela questão de suas vidas: “Eu estou disposto a sacrificar tudo e a confiar em Deus”?

A história começa alguns meses depois do final de ‘A Escolha de Jake’, com nosso protagonista voltando para casa pela primeira vez desde que saiu para a faculdade há um ano e meio. Apesar de um dos motivos de ele estar voltando é um gordo cheque que a mãe dele enviou e que me fez gritar ‘Poooooxa Jake, não me faça desistir de você’ . Mas calma gente, as mudanças acontecem gradativamente e eu logo notei o quão arrependido realmente ele está por ter sido um idiota egoísta e aprendeu que suas ações passadas não o levaram a lugar algum.

No final do segundo livro nós temos uma troca de mensagens entre ele e Amy Briggs, sua ex namorada, que dá a Jake esperanças de tê-la de volta. E esse verão é tudo o que Jake precisa para colocar em ação o plano de reconquistá-la. Mas como nada nessa vida é entregado em uma bandeja, Amy está comprometida com Steven, também conhecido como O Cara do Violão rs. Nosso mocinho então terá que lutar com tudo que tem para mostrar a Amy que ele é o cara perfeito para ela. E gente, ele mostra viu, eu senti me apaixonando por Jake a cada momento que ele demonstrava o quanto está mudado. Ele está outra pessoa neste livro e agora sim eu sinto que conheço o Jake de verdade, não aquele garoto imaturo deslumbrado com a faculdade. Jake aprendeu com seus erros, se redimiu a cada dia e sou totalmente Team Jake agora (ainda não sei como isso aconteceu rs).

“Você sabe como eu me sinto em relação a você Amy, e isso não vai mudar. Você sabe como me encontrar caso mude de ideia com relação ao Steven”

Já Amy parece estar vivendo um Déjà vu. As coisas com Steven não andam nada bem e ela se vê lutando pro relacionamento dar certo…de novo. Eu tive a impressão de que tudo de ruim que Jake deixou para trás, o Steven pegou pra si. As coisas complicam -ou não- para nossa mocinha com o Jake de volta na sua vida. Ele mudou e ela percebe isso claro como o dia, mas ela já sofreu uma vez e tem medo de se entregar novamente e essa mudança ser passageira. Até que seu relacionamento com Steven toma um caminho final e ela tem que decidir se vale dar uma chance a Jake e viver esse amor, que já tem tanta história. E deixa eu dizer que eu amei Amy mais ainda neste livro, ela não vai facilitar em naaada a vida de Jake e as condições que ela impõe a ele não são nada menos que justas.

“Não achou um pouquinho exigente demais?”

“Amy, você não merece nada menos que isso. E eu quero passar o resto da minha vida provando tudo isso para você”

Mas o mais importante neste livro e que também me prendeu de um jeito surpreendente, foi a relação de Jake e Amy com a fé e como cada um busca ajudar as pessoas. O caminho de cada um é diferente mas tem o mesmo objetivo. Amy aos poucos vai descobrindo sua vocação dentro da igreja, e a ligação de Jake com Deus fica mais forte. E como cada um lida com as situações em que precisam confiar na vontade de Deus.

“Sua história havia mudado um pouco, mas ainda se resumia no mesmo ponto importante: sem Deus, nada importava de fato”

Neste livro reencontramos todo o grupo de amigos de Jake e Amy e conhecemos pessoas fantásticas como Bogdana e Debron. Buddy o amigo de Jake aparece muito mais nesse livro e é uma pessoa que eu gostaria de pedir conselhos. Além de Cari e Chris da igreja New Song, que são como âncoras para nossos protagonistas. Essa turma toda quando se junta consegue fazer uma grande diferença na vida das pessoas e é bonito ver como se apoiam e estão ali para o que der e vier.

PicsArt_03-28-09.02.03

Eu realmente me surpreendi com este livro todo. Diferente do segundo que praticamente se resumiu no crescimento da Amy e Jake se perdendo,  esse terceiro engloba muito mais que isso. É sobre até onde as pessoas com fé em Deus podem ir quando o assunto é entregar tudo na mão de Dele. Que um simples afeto e palavras de amor podem fazer a diferença na vida de alguém e quão gratificante é quando se consegue isso. Sobre como não sabemos o que o futuro nos espera e que confiar nas escolhas de Deus é a coisa certa.

Eu gostei do jeito que as coisas acabaram para nossos mocinhos. E sim, esse livro fala bastante sobre Deus e nossa fé mas isso fica por conta das orações dos personagens e algumas citações, no mais é um lindo romance que, apesar de eu achar que toda a história da trilogia poderia ter sido contada em um livro só, vale a pena ser lida. Tem minhas 4 Angélicas.classificacao-4-angelicas

*Esse livro foi cedido pela Editora BVBooks no evento Aliança de Blogueiros – RJ. 

2 comentários em “Resenha: ‘Tudo ou Nada – Jim e Rachel Britts’ 

  1. oiii Anna,tudo bem? 🙂
    Que bom que o Jake conseguiu mudar sua forma de pensar e agir. Assim como também gostei que a Amy não tenha caído de amores por ele imediatamente.
    Pessoas podem mudar. Basta ter muita força de vontade.
    Mas para isso tem que aprender de maneira não tão fácil como conseguir trilhar o caminho do bem. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oiiii Janaina. Tudo ótimo e com você?

      Força de vontade não falta pra Jake viu rs e vou dizer que ele aprende a lição de uma forma nada fácil. Eu gostei demais dele nesse livro, estou totalmente conquistada 😍

      Curtir

Deixe um comentário

