Crítica Cinematográfica: ‘A Bela e a Fera’

Oi oooooi gente! Hoje vim falar do filme de A Bela e a Fera. Ele chegou aos cinemas na última quinta-feira (16), mas somente hoje tive o prazer de ir ao cinema e ter uma volta a minha infância.

Eu nem sei por onde começar a falar desse filme. É um trabalho impressionante o que a Disney apresentou. A começar pela fidelidade impressionante com o desenho. Eu fui na sessão dublada, por falta de tempo em ir na legendada, e o que eu vi foi a grande maioria das falas do desenho. Foram poucas mudanças e algumas adições de história que ficaram interessantes demais.

Lembro que no período de divulgação do filme, muito se falou do fato de Bela ser ainda mais forte no live action, ainda mais com Emma Watson no papel. Realmente, ela ajuda seu pai nas invenções e ela também faz sua própria criação. Mas se tem algo que, realmente, me chamou atenção no filme, foi como eles trabalharam melhor a história da Fera. Vemos um pouco mais de sua vida pré maldição e até temos uma explicação do porquê ele se tornar um Príncipe tão egoísta. Com isso, acabamos também sabendo o porquê de seus empregados serem amaldiçoados juntos dele e porquê ainda são devotos e não desistem de seu mestre. Além do passado da Fera, temos uma flashback do passado de Bela. Achei muito tocante esses pontos adicionais na história. Além disso, ainda temos adição de novas músicas, incluindo um solo da Fera, que fecharam pontas do filme.

Vale destacar que ao contrário do que muita gente chegou a falar, Emma Watson é um acerto em escalação. Ela dá o tom certo ao papel – e olha que eu vi dublado e isso influencia um pouco -, além de toda a simbologia e conexão entre ela e a personagem. Ela parece maravilhada e assustada em todos os momentos certos. Já Dan Stevens passa grande parte do filme irreconhecível, por trás dos magníficos efeitos especiais da Fera. Mas quando aparece… preparem seus suspiros.

Além de Luke Evans e sua cópia fiel do Gaston. Toda vez que ele aparecia, eu ficava impressionada! Junto dele, Josh Gad como LeFou fizeram uma dupla e tanto no filme. O personagem LeFou gerou controvérsias nas últimas semanas, mas nada que seja exagerado ao ponto de ter gerado tanto barulho. As mudanças ao redor do personagem, frente  ao desenho, também me agradaram.

Preciso falar que irei ficar desapontada se eu não ver o nome do filme entre os indicados de Melhor Figurino e Melhores Efeitos Especiais. Falando do primeiro, é de babar em cima dos vestidos. O corset no vestido amarelo? Não faz falta nenhuma. Ele ta lindo, rico em detalhes e o modo como ele é apresentado no filme me fez ir as lágrimas. Além de um vestido branco com detalhes de flores… esse me fez babar! Os figurinos dos homens está bem da Era Principesca, bastante bonito e colorido. Mas NADA supera os Efeitos Especiais, principalmente, na hora do Jantar. Se a gente achava o desenho (1991) encantador, o do live action é deslumbrante! De encher os olhos para cada uma das mobílias com vida no filme.

Sobre as músicas, na versão dublada, elas estão mesmo em português. Com algumas pequenas mudanças em relação as da animação, mas como as trilhas sonoras foram liberadas nos serviços de streaming, na semana passada, passei o filme todo cantado. Vou deixar os links das duas trilhas sonoras, do Spotify.

Versão em inglês

Versão em português

O filme vale muito a pena. Seja para você matar a saudade da sua infância, seja para levar as crianças. Vocês vão se emocionar. Se eu puder dar um conselho, ele é para que esteja preparado para possíveis lágrimas. Particularmente, quando começou a icônica cena da dança e daí para frente, eu me acabei de chorar!

Beauty And The Beast GIF - Find & Share on GIPHY

Eu quero rever, agora legendado, porque quero curtir as músicas. Talvez essa parte de sincronismo na hora da dublagem das músicas, que pequem um pouco. Dá pra perceber um tiquinho de falta de sincronia entre o português/ inglês, que não percebemos quando era desenho. Mas, amei as vozes dadas aos personagens, todas combinaram bem. Inclusive, a da Bela me lembrou a voz da animação.

Bom, se a Disney continuar a investir tão bem nos live actions – lembrando que Mulan e Aladdin já estão nos planos imediatos – eles podem estar prontos para levar uma enorme remessa de adultos saudosos para os cinemas.

6 comentários em “Crítica Cinematográfica: ‘A Bela e a Fera’

  1. Olá,não tem como não desejar assistir esse filme,depois de tantas expectativas em torno dessa história,e depois ler sua resenha tão empolgada e emocionada.
    Nunca fui muito ligada nos clássicos infantis. Mesmo quando ainda era criança.
    Mas as adaptações ultimamente estão tão bem elaboradas e perfeitas,que simplesmente não tem como não desejar conferir.
    Ah!!! Adorei que tenha nos brindado na postagem ,com a trilha sonora nas duas versões.

    AMEI!!!!
    Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olha, as expectativas são alcançadas e até ultrapassadas! Ta um primor o filme, acredito até pra que não era muito ligada a eles. Meu noivo foi comigo, mesmo a contra gosto rs, e saiu impressionado.
      Estão mesmo. Mas essa foi, não sei para outras pessoas, mas achei que foi a mais perfeita até agora
      Aaaaaaawn, de nada! Elas foram lançadas na sexta, antes do filme e é tudo o que eu escutei durante semana haha vocês merecem e precisam escutar também. Fico feliz que tenha amado.
      Beijos.

      Curtir

  2. Eu amo filmes, amo cinema, isso é uma das poucas coisas que sinto falta por ter vindo morar no interior, e mais um clássico da Disney realmente dá vontade de chorar antes de ver o filme rsrsrs, vou esperar e assistir o filme, seja no DVD ou no cinema, eu fico mais empolgada que meus filhos para assistir esses filmes.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Aaaaaai, eu também amo. Ando tendo que me controlar em ir ao cinema, porque ta caro e eu to casando e construindo casa, fica difícil ir todo final de semana rs
      Mas eu fico louca. Morro de chorar, já gritei de desespero. Seja Disney ou qualquer outro. Assista sim. Vale mt mt a pena ❤

      Curtir

Deixe um comentário

