Resenha + BookTour: ‘Poder Extra G – Thati Machado’

“Santo Deus protetor das obesas gostosas e bem resolvidas: ajudai-me!”

A resenha de hoje é super especial. O Além foi selecionado para participar do booktour que a Thati Machado organizou e nós recebemos o livro ‘Poder Extra G’ para ler e resenhar. Nós ficamos bastante interessadas, pois temos um projeto semelhante no nosso grupo. Então não pensamos duas vezes e nos escrevemos. Esse livro também foi um dos livros que a Astral Cultural deu no evento da Aliança de Blogueiros – RJ.

‘Poder Extra G’ traz um tema super atual que é o empoderamento feminino. A Thati é uma das autoras que mais defendem o respeito à nós mulheres, então é ótimo pegar um livro pra ler onde ela fala tanto desse tema. Antes de falar mais um pouco desse livro, vamos dar uma olhada na sinopse…

“Sinopse: Empoderamento define. É por isso e a partir daí que a história de Nina — e de Nico, de Marcela e de Noah — existe. Nina não é uma mulher de tipos. E não apenas por causa dos seus noventa e dois quilos. Nina tem atitude e amor-próprio. Talvez não nessa ordem, mas quem se importa? Ao namorar Marco, ela achava que estava subindo mais um degrau rumo ao topo de sua autoestima. É claro que alguns sinais lhe alertavam do contrário, só que o ego pode ser bastante ensurdecedor quando nos convém. Depois de se dar conta da farsa que era o seu relacionamento, Nina deixa sua vida em São Paulo e parte rumo a Buenos Aires, para um mês regado a argentinos sedutores e muito doce de leite. Ela só não esperava que o país dos hermanos pudesse lhe trazer muito mais do que uns quilinhos extras.”

Primeiramente, vamos apenas dizer que vocês terão uma história nada parecida com as que estamos acostumadas. Nina está acima do peso e muito bem resolvida com isso. Esse foi o primeiro ponto positivo sobre esse livro, pois é maravilhoso ver mocinhas tipicamente diferentes. Nem todo mundo é branca, loira ou magra estilo top model, então pegar um livro e ler que a mocinha da história é gorda já me deixou super empolgada e principalmente já me aproximou da personagem.

Nina, após uma série de relacionamentos ruins, ôhhh…dedinho podre pra escolher homens rs, resolve dar um tempo em Buenos Aires e acaba conhecendo o doce e carinhoso Nico. Eles se dão bem logo de cara, pois ambos tem muito em comum. Ele é dono de uma livraria em Buenos Aires e Nina trabalha numa editora em São Paulo. Fala sério, é muito sonho esses dois juntos né? Já quero um amor assim rs

“Não sou mulher de tipos, meu bem!”

É através de Nico que teremos outro assunto super polêmico. Eu achei ótimo a Thati trazer vários assuntos que ninguém tem coragem de falar. Não vou dizer o que é, mas acredito que quem for livre de preconceito achará incrível esse tema sendo discutido num livro. Não só esse mais todos os assuntos mencionados são super relevantes e as pessoas, todos os dias, fingem que não existem ou tratam de forma preconceituosa. A Nina enfrentou o assunto com muita normalidade e é assim que nós precisamos fazer.

A Nina pode ser a heroína de todas nós, pois ela já passou por vários preconceitos por ser uma mulher gorda e mesmo assim de cabeça erguida não se deixou abater. É claro que isso em algum momento foi diferente, mas a partir do momento que ela se aceitou com uma mulher plus size, nunca deixou ninguém tratá-la diferente. Ela passa por uma situação numa loja de roupas que muitas de nós já deve ter passado. Seja por não ter o seu tamanho ou por pegar aquela roupa que vem com a seguinte legenda: “Tamanho único”. Como assim, meu Deus? Como podemos vestir o mesmo tamanho? Somos mulheres de tamanhos e cores diferentes e queremos respeito. Infelizmente o preconceito exite em vários lugares, inclusive na rede varejista.

17198336_1263748797079341_1154718547_n

Esse livro é classificado como romance, mas sabe o que eu vi nessa história? Um livro que te faz refletir sobre tantos assuntos. A Thati construiu uma história com temas como discriminação, sexualidade, aceitação e preconceitos que nos faz ver que o romance entre Nina e Nico seja apenas um coadjuvante no meio de tanta coisa boa para se discutir. Eu não digo que o romance entre os personagens tenha sido desnecessário, pois não foi. A Nina merecia ter um homem legal ao lado dela depois de tantos babacas que passaram pela vida dela.

O livro basicamente é narrado pela Nina, mas em alguns inícios de capítulo ou troca de cenas temos narrativas de Nico e até mesmo de Noah (irmão de Nico). A capa desse livro é uma coisa de linda. Eu gostei bastante da diagramação também. Amo livros com páginas amareladas e essa está perfeita. Gramatura e fontes ideias para leitura. Um ótimo trabalho da editora aqui.

Pesquisando mais sobre esse livro, eu acabei descobrindo que Noah ganhou um livro só pra ele. Eu achei isso ótimo, pois a história dele precisa e deve ser conhecida. ‘Singular’ spin-off de ‘Poder Extra G’ está como degustação no Wattpad, mas também está em processo de revisão para ser publicado ainda este ano pela Astral Cultural. Olha que notícia boa!

“Beleza é um estado de espírito. Espero que todos possam se sentir lindos exatamente como são.”

‘Poder Extra G’ traz uma história muito atual. Todas nós temos um pouco de Nina, seja sendo um pouco gordinha ou com o dedo ruim para escolher homens e melhor ainda sendo uma mulher forte e decidida. É ótimo pegar um romance e ver uma mulher forte, que vai a luta por seus ideais. Geralmente só vemos essas personagens em livros de distopia e fantasia, então mais uma vez obrigada Thati por mostrar que as mulheres podem e devem ser donas da própria vida. Dito isso, eu deixo aqui minhas 5 Angélicas.classificacao-5-angelicas

*Esse livro foi cedido pela Editora Astral Cultural no evento Aliança de Blogueiros – RJ. 

****************************************************

Sobre a autora

photo

Thati Machado nasceu em 20 de dezembro de 1990 e aos 12 anos se tornou uma grande fã de romances. Publicou suas primeiras histórias em formato de fanfic no Orkut e depois de estudar Publicidade e Artes Cênicas constatou que queria ser escritora e, mais importante, que isso era possível. Começou com a publicação independente: Ponte de Cristal, Com Outros Olhos e Doze Por Doze. Em seguida, se aventurou na plataforma wattpad, onde já acumula mais de 1,5 milhão de leituras. Sua história de maior sucesso, Poder Extra G, foi publicada pela Astral Cultural na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto de 2016. Atualmente, Thati está trabalhando no segundo livro da série, Singular; também lançará seu primeiro audiolivro pela Ubook: Com Outros Olhos; e em breve lançará o livro do #GPower, ao lado de outras escritoras.

Thati é blogueira no NEM TE CONTO (nosso blog parceiro na Aliança de Blogueiros Literários – RJ), colunista no Burn Book e youtuber nas horas vagas! Sua missão, tanto em suas histórias como em seus vídeos, é espalhar representatividade e empatia por onde passar!

Anúncios

7 comentários em “Resenha + BookTour: ‘Poder Extra G – Thati Machado’

  1. Oi,tudo bem?
    Estou conhecendo esse cantinho agora. E me deparo com a resenha de um livro que me trouxe recordações de quando eu estava acima do peso.
    Ir a lojas de departamento,gostar de uma roupa,e só encontrar tamanho p,não é fácil não!!!!
    E infelizmente eu não tinha toda essa segurança da personagem Nina.
    E gostei da atitude dela,e do jeito que encara a vida.
    Sem contar que a história parece contar com outros personagens tão fortes quanto a ela

    Boa dica!

    Curtir

    1. Oi Janaina! Muito bem-vinda ao Além!! Espero que esteja gostando do nosso cantinho!!
      Esse livro é ótimo. Eu super indico mesmo. E sim, tem um personagem em especial que merece muito um livro pra si que o Noah. Como eu disse na resenha já está até em fase de revisão na editora. Ele também tem uma história polêmica pra contar.
      Espero que você leia ‘Poder Extra G’!!
      Bjs

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s