Resenha: ‘A menina dos Olhos Molhados – Marina Carvalho’

“A menina dos olhos molhados, penso. É a segunda vez na vida que encontro uma garota com esse tipo de olhar.”

A resenha de hoje é de um Chick It muito fofo. Eu nunca tinha lido nada da Marina Carvalho, então essa história foi uma grata surpresa. É maravilhoso descobrir novas autoras e saber como estamos cheia de autoras incríveis.

Antes de falar mais sobre o livro, vamos a sinopse…

“Sinopse: Bernardo é um excelente jornalista e suas matérias investigativas são sempre muito elogiadas. Ele só tem uma limitação: odeia trabalhar em equipe. Uma grande decepção amorosa fez com que ele se tornasse fechado e antipático. Por isso a incumbência de levar Rafaela, a nova estagiária do jornal onde trabalha, para todos os lugares, pode parecer a receita certa para uma desgraça. Mas, com o passar dos dias, Bernardo e Rafaela descobrirão que têm muito mais em comum do que a paixão pelo jornalismo.”

Eu já falei várias vezes nas minhas resenhas como eu amo capas e essa está entre as capas mais bonitas da minha estante. Dá vontade de colocar ela virada pra frente de tão maravilhosa. A capa aberta é perfeita demais. Além disso, o livro está com uma diagramação maravilhosa com páginas amareladas e fonte em tamanho ótimo para leitura. A editora e a autora fizeram um ótimo trabalho aqui.

17268915_1263722317081989_218035307_o

Essa história começa com Bernardo contando sobre umas férias de criança onde ele recebe uma carta avisando que os pais estão se separando. Esse é um ponto importante para a nossa história, então guardem isso. Depois disso somos levadas para o presente do Bernardo, mas a cada capítulo temos uma volta ao passado do nosso protagonista. Coisas importantes são reveladas e que justificam o homem que ele se tornou.

Bernardo é um dos melhores jornalista investigativo de Minas Gerais, mas é péssimo em trabalhar em equipe. Então imagina só a cara dele quando foi designado que ele fosse responsável pela nova estagiária. É claro que ele não levou isso numa boa e a partir do primeiro minuto que pôs os olhos em Rafaela a guerra entre os dois estava iniciada.

O nosso protagonista tem um passado ruim e por isso ele se fechou para o amor e tem muitas dificuldades de confiar nas pessoas. A Rafaela é doce e uma menina apaixonada pela profissão. Ela deixa de lado todas as grosserias de Bernardo em amor ao jornalismo. Eu confesso que Bernardo foi bem desnecessário em algumas ocasiões. Ele tentava ser alguém que ele não era. Ele vestiu a capa de menino mau e tentou transformar a vida de Rafaela no jornal um inferno.

“Procuro não dar importância ao fato de, de repente, ter começado a encontrar qualidades físicas na estagiária.”

O romance entre os personagens não é uma coisa instantânea. Eles nem mesmo se gostam. Bernardo é super grosseiro com ela, então é bem engraçado quando ele começa a ver Rafaela como uma mulher interessante e não como a estagiária que ele tinha que tomar conta. Os dois vivem em pé de guerra, pois Bernardo faz de tudo pra irritar a estagiária e ela não leva desaforo pra casa. Os dois vivem que nem cão e gato e fazem a alegria do jornal vendo eles o tempo todo brigando.

Eu não gostei da forma como Bernardo tratava Rafaela, mas foi importante ver como aos poucos Rafaela foi descongelando o frio coração de Bernardo. Alguns devem até se perguntar como ela pôde se apaixonar pelo cara que vivia pra perturbar a vida dela. Só que como eu disse, tem uma justificativa para cada ação de Bernardo. Ele nem sempre foi frio e distante com as pessoas. Algo bem ruim contribuiu pra isso. Os únicos que conhecem o verdadeiro Bernardo são a família dele e Fernando (companheiro no jornal).

“Reconheço que alguma coisa está mudando entre nós. Não que eu saiba definir essa coisa, mas ela é real, vívida e inquietante.”

Finalmente o nosso casal fica junto, mas Bernardo sendo inseguro acaba estragando tudo entre eles. Antes de Rafaela, Bernardo sempre quis ser correspondente internacional e a oportunidade aparece, mas ele recusou por querer tentar ter um relacionamento com ela. Quando eles se separam (não vou dizer porque rs), ele aceita a oferta e parte para Londres o mais rápido possível. É após a partida de Bernardo que temos a última revelação do passado dele. Ele sofreu um grande trauma e isso o fez desacreditar no amor e nas pessoas.

Além do romance, nós temos uma história rica em detalhes. A cada capítulo fica claro que a autora fez um trabalho incrível de pesquisa para esse livro. Podemos acompanhar o dia-a-dia do jornal e os detalhes são tão bem escritos que nos imaginamos lá no Folha de Minas ao lado de Bernardo e Rafaela.

“Sempre estranhei quando alguém afirma ver estrelas ou sentir uma corrente elétrica ao beijar outra pessoa. Para mim, essas declarações nunca passaram de exagero ou frases comuns em livros de amor. Mas acabo de comprovar que sensações como essas podem existir de verdade.”

Para quem não sabe, ‘A Menina dos Olhos Molhados’ é a versão do Bernardo para ‘Azul da Cor do Mar’. Eu não li esse livro e até ler os agradecimentos da Marina, eu nem sabia que já existia uma versão feminina para a história deles. Eu amei a narrativa do Bernardo, então não senti falta da Rafaela narrando. Eu amo narrativas intercaladas, mas amo quando alguma autora escreve uma história apenas pela perspectiva masculina. Não precisa ler o primeiro livro para poder ler esse, mas quem não gosta de ficar com a coleção incompleta eu já deixei a dica do nome do primeiro livro.

Eu verdadeiramente amei esse livro e com certeza Marina Carvalho conseguiu uma nova fã. Eu indico essa história pra todo mundo que está procurando um romance fofo, bem humorado e extramente bem escrito. ‘A Menina dos Olhos Molhados’ vai te encantar e por isso merece todas as minhas 5 Angélicas.
classificacao-5-angelicas*Esse livro foi cedido pela Editora Globo Alt no evento Aliança de Blogueiros – RJ. 

Anúncios

2 comentários em “Resenha: ‘A menina dos Olhos Molhados – Marina Carvalho’

  1. Adriana,você tem razão!
    A capa realmente é linda,linda! 🙂
    E a história também parece ser. Gosto de livros de romance. E se conta com uma trama bem elaborada,melhor ainda.
    Gostei da Rafaela,por não aguentar desaforos… E olha que aguentar o Bernardo não é fácil não!
    E sim. Fiquei curiosa em conhecer essa história de amor.

    Pretendo ler em breve. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s