Precisamos falar sobre Depressão!

Hoje é a nossa última publicação da campanha #SetembroAmarelo. Uma campanha que luta pela prevenção ao suicídio e pela identificação dos sintomas da depressão.

A depressão é uma das principais causas de suicídios no mundo. Segundo a agência da ONU mais de 800 mil pessoas morreram por suicídio desde 2012. As doenças psicológicas são um grande problema de saúde publica, mas ainda vemos as pessoas que tem a doença sendo silenciadas. O índice entre os jovens com idade entre 15 e 29 anos é alarmante. Essa é a principal causa de morte nesta faixa etária e 75% dos casos ocorrem em países de média e baixa renda.

Para tentar reduzir esses índices alarmantes a OMS (Organização Mundial da Saúde) estão reforçando campanhas prevenção e incentivando que as pessoas falem sobre o assunto. Esse mês o tema coloriu prédios públicos e vimos uma movimentação em prol de reverter esses casos. Mais não bastar falarmos apenas no mês da campanha. Depressão é uma doença grave e precisa ser discutida todos os dias. Os familiares e amigos de pessoas depressivas precisam ficar mais atentos e tentarem ao máximo ajudar. O julgamento de outras pessoas ainda é um fator super agravante para quem sofre dessa doença.

Essa semana postamos um livro por dia que falam abertamente de depressão e suas consequências afim de ajudar os leitores a se conscientizarem que um comentário maldoso pode acionar o gatilho de uma pessoa depressiva. Sendo essas mesmas pesquisas, 9 em 10 suicídios poderia ser evitado, ou seja, falar sobre o assunto pode ajudar alguém.

Vamos deixar mais alguma dicas de leitura para finalizar a nossa semana de conscientização, ok?

  • A Playlist de Hayden – Michelle Falkoff

tumblr_nqtc2qa0hz1tses25o1_400

Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

***********************************************************************

  • As Virgens Suicidas – Jeffrey Eugenides

13165_gg-200x300

Sinopse: Ambientado nos anos 1970, o clássico instantâneo de Eugenides tem como tema principal a história de cinco irmãs adolescentes, que se matam em sequência e sem motivo plausível. A tragédia ocorre dentro de uma família que, apesar da revolução sexual da época, ainda vive sob rígidas restrições morais e religiosas. A trama é contada do ponto de vista dos garotos da vizinhança. Em 1999, a história foi adaptada para o cinema pela diretora e roteirista Sofia Coppola.

***********************************************************************

  • O Último Adeus – Cynthia Hand

o-ultimo-adeus-cynthia-hand

Sinopse: O livro é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que passa por uma depressão severa após seu irmão ter se matado. Ela começa a escrever um diário a pedido do seu psicólogo, já que não consegue falar com ele, e se recusa a tomar remédios. Vemos Lex passar pelas fases do luto de uma forma muito realista, sofremos com ela, o dia a dia perde o sentido e tudo o que ela pensa é : Ty está morto. Ty está morto. Ty está morto. Um sentimento de culpa acompanha a personagem sem sabermos porque, e nas páginas de seu diário e nas reconstruções que ela faz dos acontecimentos que levaram ao suicídio de Tyler, somos arrebatados pela dor da personagem.

***********************************************************************

  • Quem é você, Alasca? – John Green

capa-quem-e-voce-alasca

Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”.

***********************************************************************

  • Salva Pelos Bolos – Mais de 80 Receitas Para Ser Feliz – Marian Keyes

capa-salva-pelos-bolos

Sinopse: Aprenda a fazer bolos com a autora best-seller Marian Keyes.
“Salva Pelos Bolos” traz um relato extremamente sincero sobre como preparar bolos ajudou Marian Keyes na batalha contra a depressão. Completa novata na cozinha, Marian decidiu fazer um bolo para uma amiga, e isso resolveu a questão — ela percebeu que preparar bolos era do que precisava para suportar cada dia. E, então, ela fez bolos, escreveu as receitas e, pouco a pouco, a depressão começou a ficar leve como seus pães de ló…
Do incrível Bolo de Três Leites, também conhecido como Um Abraço em Forma de Bolo, aos Cupcakes de Chocolate Branco e Caramelo que dão vontade de comer mais, Marian Keyes nos alegra com mais de 80 receitas com gosto de festa, reconfortantes e deliciosas. Seja preparando um bolo para si mesmo ou para outra pessoa, é impossível não se sentir feliz na companhia de Marian.

***********************************************************************

Então é isso. Esperamos que tenham gostado das nossas publicações e que tenham pegado as dicas para observar alguém que esteja em depressão e principalmente, que ajudem.

 

Anúncios

Um comentário em “Precisamos falar sobre Depressão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s