Precisamos falar sobre Depressão: ‘As Vantagens de ser Invisível – Stephen Chbosky’

Estamos no final do mês de setembro e também das nossas publicações especiais para o #SetembroAmarelo, mas tudo que falamos nas nossas publicações devem continuar sendo feitas independente do mês.

Lembrando que todos os livros foram lidos por nossa equipe e discutido quais entrariam nessas publicações.

As Vantagens de ser Invisível

Nós aceitamos o amor que acreditamos merecer

Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras – são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

Tem muito tempo que li esse livro, então tive que passar os olhos rapidamente para me lembrar de algumas coisas e poder apresentar melhor o livro pra vocês.

Charlie é um adolescente de 15 anos, sem amigos ou grandes expectativas, que divide sua vida com o leitor através de cartas para um amigo anônimo. Sinceramente quando li a sinopse e vi que o livro era escrito como cartas, eu fiquei um pouco receosa, pois já li livros neste formato e odiei. Felizmente esse livro funcionou muito bem dessa forma. O dia-a-dia de Charlie é totalmente monótono e sem graça. Em suas cartas ele analisa todos os acontecimentos e isso rende comentários bem humorados para o seu amigo anônimo.

Charlie se tornou muito sozinho após seu melhor amigo cometer suicídio e sua tia preferida morrer. A partir daí ele começa a ter problemas para lidar com a vida. Ele não tem apoio dos pais. Eles são super cautelosos com tudo que diz respeito à ele e os irmãos tem seus problemas para lidar. Então, Charlie sobrevive a cada dia. Ele não faz planos nem nada disso, só vai passando pela vida como se fosse o último dia.

Sua trajetória muda quando passa a ter aulas com o professor Bill e conhece Sam e Patrick. A partir desse momento, Charlie passa a ser o diretor de sua própria vida e não espectador como já tinha se acostumado a ser. Vive experiências que mudarão para sempre a sua vida, lê livros maravilhoso, ou seja, Charlie se torna infinito.

“Eu sei que tem pessoas que dizem que essas coisas não acontecem, e que isso serão apenas histórias um dia. Mas agora nós estamos vivos. E nesse momento, eu juro, nós éramos  infinitos.”

Como o livro é escrito em formas de cartas, nós no tornamos esse amigo anônimo e temos acesso a todas as mudanças na vida de Charlie. Bill apresenta um novo mundo para o menino através dos livros. Sam e Patrick dão motivos para que Charlie saia da sua bolha. Quando ele se dar conta já está participando de festas, fazendo novos amigos e até tendo suas primeiras experiências amorosas.

Começamos a ver Charlie se tornando um menino mais seguro e com mais vontade de viver. Sabemos que ele tem muitos problemas para lidar, mas a inocência com que Charlie enxerga a vida nos conquista completamente. Não é que seja inocente ou santo, mas o coração dele é puro.

Esse livro é o tipo de leitura que nos faz pensar em tudo a nossa volta. Charlie nos conquista desde a primeira página. Ele é doce, inocente, inteligente e verdadeiramente bom. Ele é fiel aos seus princípios e aos seus amigos. Ele sabe que a maldade existe, mas através dos olhos de Charlie só vemos um mundo bom.

“Quando estava indo para casa, só conseguia pensar na palavra “especial”. E pensei que a última pessoa que me disse isso foi a tia Helen. Foi muito bom ter ouvido isso novamente. Porque eu acho que todos nós nos esquecemos às vezes. E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira. É o que eu penso.”

‘As Vantagens de ser Invisível’ é um livro gostoso de ler. Charlie nos faz entender seus problemas e amá-lo como um amigo que nos manda cartas contando sobre seus dias. Os personagens secundários são extramente essenciais na trajetória de Charlie e as três pessoas que já citei inicialmente são verdadeiros divisores de água na vida chata que Charlie vivia.

As cartas de Charlie nos rende um ano de sua vida. Nos mostra desde o momento que ele era sozinho, triste e depressivo até quando resolve se jogar no mundo e viver realmente a vida. Esse livro fala sobre como podemos valorizar nos relações e nos coloca dentro do seu mundo de adolescente. Cheio de questionamentos, descobertas e frustrações.

“Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”

O que me deixou um pouco pensativa foi que o autor resumiu a vida de Charlie a partir do suicídio do amigo e aí que nos damos conta de como um evento traumático, por menor que seja, pode deixar alguém com sérios problemas psicológicos. Charlie se tornou um adolescente super complexo depois desses dois grandes acontecimentos.

A história é super leve apesar do tema, então para quem gosta de um livro YA (Young Adult) ‘As Vantagens de ser Invisível é ideal. Venha conhecer a história de Charlie e se torne infinito junto com ele.

“Não podemos escolher de onde viemos, mas podemos escolher para onde vamos.”

Gostou do livro? ‘As Vantagens de ser Invisível foi publicado pela editora Rocco em 2007, mas foi em 2012 que atingiu seu auge. O livro foi adaptado para os cinemas e com isso a editora lançou novas edições já com a capa do filme. Eu sinceramente nunca vi para vender o livro com capa original.

Encerramos por hoje, mas amanhã voltamos com a última publicação da semana especial #SetembroAmarelo.

*****Lembrando que todos os livros escolhidos trazem histórias fictícias e que ninguém deve tirar a própria vida.*****

Anúncios

Um comentário em “Precisamos falar sobre Depressão: ‘As Vantagens de ser Invisível – Stephen Chbosky’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s