Dicas de Leitura para os nossos filhos – 0 a 2 anos

Essa é a publicação de estreia desta coluna e também do novo blog do Além. Esperamos que vocês aproveitem bastante tudo que falaremos aqui. Mensalmente teremos publicações sobre livros infantis e infanto-juvenis para que vocês mães, tias, madrinhas possam estimular a leitura das suas crianças. Essa primeira matéria é para os bebês de 0 a 2 anos, então fiquem atentas as dicas caso vocês tenham bebês com esta idade em casa ou na família.

Essa primeira publicação tem muito a ver com a fase que estou vivendo. Para quem não sabe, eu tenho uma filha com 1 ano e 6 meses e ela ama livros. Desde muito bebê que eu estou incentivando já que eu sou uma leitora e gostaria muito que ela também se tornasse uma. É claro que ainda mantenho os meus longe dela porque morro de medo de que ela rasgue, amasse ou até mesmo babe neles. Eu sei que vocês irão entender esse meu medo. 😂

Catarina e seu amado livro de banho

Os bebês gostam de livros que estimulam sua visão, audição e tato, como os livros de pano e livros de banho. Eles precisam ser feitos com figuras brilhantes e materiais diversos. Sobre textura, o ideal são livros de plástico, de pano ou reforçados, para evitar que a criança amasse ou até mesmo rasgue.

Os bebês realmente vibram com os livros infantis pequenos, pois eles mesmos podem segurar. Nessa fase todos nós acreditamos que os livros servirão apenas como enfeite ou como mordedores, né? Com certeza os bebês colocarão na boca para babar e roer, mas um livro adequado à idade do seu filho pode fazer total diferença no seu desenvolvimento.

Livros de banho e de tecido

A participação dos pais nessa fase do desenvolvimento é fundamental para novas descobertas e aprendizagens. Ler contos de fadas e cantar músicas infantis para a criança também é muito importante. Desenvolver nas crianças o hábito da leitura é essencial para que elas tenham uma boa formação e cheguem com boas referências à vida adulta.

Então, além dos livros de pano e de banho, vocês mamães e papais podem tirar um momento para a hora da leitura. Pode ser à noite para colocar para dormir. Escolham livros pequenos e que tenham bastantes figuras para estimular a curiosidade do seu pequeno leitor.

Esses livros podem ser de papel normal, mas fiquem atentas para que apenas vocês possam manusear. Também exitem alguns com um papel cartonado, ou seja, eles são mais duros e firmes. Esse tipo de livro não rasga facilmente, então seu pequeno já poderá manusear sozinho. Alguns deles tem chocalhos ou mordedores nos próprios livros.

Existe uma infinidade de livros deste material. Livros para ensinar números, comidas, animais e entre outros. Os valores também variados. Os livros com mordedores ou mais páginas geralmente são um pouco mais caros.

Livros cartonados

Temos ainda os livros com projeção em 3D ou livro-dobradura. Esses livros irão despertar mais ainda o interesse de seu filho por causa de como são interessantes. Só tomem cuidado porque, geralmente, estes livros não são tão firmes na parte das projeções. Alguns já tem histórias mais longas, então já não são tão interessantes para os mais bebês.

Livros em 3D ou livro-dobradura

É impressionante como existem diversos livros para esta faixa etária. Depois que temos crianças em casa é que descobrimos um mundo novo dentro do nosso amado mundo dos livros. Cada um deles tem a função de estimular a fala, o tato, a audição, ou seja, estimular o desenvolvimento total de uma criança.

Os livros para as crianças com mais de um ano continuam sendo bastante ilustrativos, mas já contém histórias um pouco maiores do que os livros para os bebês com menos de um ano. Eles já tem a função realmente de despertar o interesse para a leitura. É nesse momento que vocês papais podem introduzir os contos clássicos. Podem usar para ser aquele momento antes do sono dos seus pequenos.

dcl-livro-disney-3-minutos-de-leitura-contos-para-dormir-dcl-7618-07566-1

Esse livro reúne vários clássicos

Exitem alguns clubes de livros infantis que vocês podem assinar e pagar uma taxa mensal. Os livros enviados são ideais para cada fase de desenvolvimento dos pequenos. O único que eu conheço e sei que é seguro, pois conheço pessoas que assinaram é o ‘Leiturinha’. Lá tem vários tipos de assinatura e com um valor que cabe nos nossos bolsos. Além do livro mensal, o assinante recebe alguns mimos, dicas pedagógicas e acesso à biblioteca digital. É um bom investimento além do fato de escolherem livros conforme a idade do seu filho.

Essa semana eu estiver passeando muito por livrarias por conta de sessões de autógrafos dos autores que vieram da bienal de SP e percebi como esse publico já tem cantinhos específicos por lá. Os livros já estão separados por faixa etária, o que já ajuda muito as pessoas que não sabem o que é adequado para cada criança. Fora que algumas dessas livrarias tem áreas de recreação com mesas e cadeiras onde o seu pequeno pode sentar e desfrutar dos livrinhos antes de escolher qual levar para casa.

14102337_1059769260810630_2011155381011918093_n

                         Catarina com seus novos xodós

Então é isso, esperamos que tenham gostado das nossas dicas e que elas se tornem úteis para os seus bebês. Se alguém quiser contribuir com alguma dica ou dividir sua experiência ficaremos muito felizes.

Fiquem atentas porque no próximo mês voltaremos com dicas para as crianças de 3 a 5 anos. Até lá ❤

“A leitura de histórias é a porta de entrada para o mundo da escrita. Pesquisas mostram que as crianças que ouvem histórias são mais felizes.”

 

Anúncios

9 comentários em “Dicas de Leitura para os nossos filhos – 0 a 2 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s